segunda-feira, dezembro 31

12 PASSAS... 12 IDEIAS

Ora bem... Para facilitar a vida aos menos originais que, no momento de comemorar, estão religiosamente, encostados a um canto, a cumprir a tradição das 12 passas, porque se o ano correr menos bem, a culpa vai toda para as passas que se deviam ter comido e não comeram... Deixo-vos 12 ideias:

1 . (comer a passa / beber um copo) Sporting campeão da Liga;


2. ... (comer a passa) E da Taça da Liga, Taça UEFA e Taça de Portugal;


3 . (comer a passa) Que o fcp e o slb fiquem em 9 e 11º lugar respectivamente;


4. (comer a passa) Saúde (muita) para mim e para a minha familia;


5. ... (comer a passa/beber um copo) E para os meus amigos;


6. (comer a passa) Boas notas na escola (Nota: quem já tem boas notas na escola, vai ter que inventar outra);


7. (comer a passa) Manter a (o) namorada (o) por mais... Vá... 20 anos!;



Pausa... Até eu, com este tempo todo, estou a ter dificuldades. Agora entendo a pressão que sinto todos os anos!



8. (comer a passa) Que os meus pais entendam que sair à noite, não é bom... Mas possa... Não é assim tão mau;

9. (comer a passa) Uma passa para o Agrupamento. Para os que estão, para os que fizeram com que chegassemos aqui, para os garantes do Agrupamento nos próximos 40 anos;


10. (comer a passa/beber um copo) Outra passa para meu Grupo 29. Cara Passa, peço-te que nos continues a manter assim (porque normalmente a seguir às férias de Natal é sempre mais dificil. Parece que temos o sídrome do Sporting). Parvos, mas cúmplices, com os nervos à flôr da pele, mas amigos, com os 3000 problemas que achamos que temos, e-os -escuteiros-é-que-pagam-sempre, mas unidos. Porque e adaptando um pouco a frase dum senhor que ouvi outro dia na TV "Nós não somos uma união, somos um Grupo. E num Grupo ninguém é dispensável";


11. (comer a passa) E pelos de Verde... Esses verdadeiros génios que nos orientam; Génios mesmo. Mas mesmo Génios. Mas é que Eles são mesmo Génios. Impressionante... Génios, pá;


12. (comer a passa) E que são mesmo Génios. Já vi muito, mas Eles, são Génios. Impressionante... É que são uma coisa arrepiante... Génios;


Para os mais entusiasmados e queiram pedir mais um ou dois:


13. (comer a passa/beber um copo) Génios, é que são demais... os de verde


14. (comer todas as passas do pacote/beber pela garrafa) Que os 1º e 2º desejo que pedi se concretizem mesmo!


FELIZ ANO DE 2008


Até já


quinta-feira, dezembro 27

"ACANTONAMENTO" DE FIM DE ANO

Não se esqueçam que, quando os de Verde não estão... quem manda é a Guia de Grupo...:))


DIVIRTAM-SE... mesmo!

PS - Mas com (muita) cabecinha, ok!!

quarta-feira, dezembro 26

DESCULPA

Desculpa.

Devia ter "dito" presente, mas não "disse";
Queria ter estado ao teu lado, mas falhei;
Jurei nunca te deixar num qualquer momento em que isto pudesse acontecer, mas deixei;

Prometi que olharia por ti, mas não olhei;
E só notei quando o mal já estava feito;

Eu ouvi o barulho, mas nunca pensei que viesse do teu lado;
Eu ouvi a “voz” dele, mas nunca acreditei que estivesse tão perto;
E depois... cheguei e tu choravas em pânico. Tu tremias, porque, como me disseste a soluçar “não tinha por onde fugir... onde é que estavas?

Olhei para ti e senti-me o gajo mais culpado do mundo.
Voltei a olhar a ver se Ele voltava. Para lhe pedir uma explicação... para lhe chamar cobarde, por só se meter com pessoas como tu.
Não vi nada... dei meia volta. Sentei-me onde estava e pensei e pensei e pensei, mas não há uma solução 100%.
Porque por mais que se planeie, Ele pode aparecer de qualquer lado, a qualquer momento sem tocar à campainha, nem aviso prévio ou carta registada.
Mas juro... juro que da próxima vez te levo uma tenda 2 segundos, daquelas que se mandam ao ar e em 2 segundos ela está montada.
Porque prometo, que Ele nunca mais te irá fazer chorar, nem correr, nem fazer soltar lágrimas daquela maneira descontrolada!
Porque Ele nunca mais te obrigará a esconder numa valeta redonda que dá acesso directo ao esgoto.
E quando não tiveres para onde fugir... aguenta 2 segundos... e ao 3º manda-te para dentro da tenda!!!
PS1- Que bicho horroroso, esta coisa de 4 patas a quem chamam CAVALO.

PS2 – O cavalo quando te viu, fugiu descontroladamente... tb acho que ficou com uma fobia qualquer!

domingo, dezembro 23

MAS AFINAL O QUE É ISTO?

Num ano que tudo é diferente
De sentires tudo a crescer
No mundo de ir lá de novo
Sentir, crescer, viver


Num amanhã que se depara
Dum Azul de se perder
Num instante que se encara
Rumo à vontade de aprender

E as expectativas são grandes
Como o Mar que vamos ver
E há trilhos que de gigantes
São cortados sem saber

E de perguntas tão empolgantes
Como o lenço cor de mar
E de sonhos tão discordantes
Que vos vamos fazer RUMAR!


Ass: O Grupo... versão 2007/2008

sábado, dezembro 22

Acampamento Natal!




Aqui estamos nós!!!! Mais uma actividade em grande que iremos sempre recordar!



Aproveito também para vos desejar a TODOS um óptimo Natal e um melhor ano de 2008!


sexta-feira, dezembro 21

ENTRE UM SHOPING E OUTRO...

Desejo-vos um Feliz e Santo Natal (onde é que eu já ouvi isto...hhhuummm... no Tojal, Talvez), perto das pessoas que mais gostam!

PS1: como não tenho férias... este blogue vai continuar a dar novidades :))!
PS2: Agora... de volta ao Colombo :)

segunda-feira, dezembro 17

MENSAGEM DE TELEMOVEL

Mensagem que devem deixar no voice mail do vosso telemovel, quando vão acampar com a IIIª

"Olá, neste momento... Quer dizer... Não é só neste momento... Neste momento e nas próximas 72 horas não posso atender.
Estou a acampar com a IIIª e o meu tlm está numa caixa onde ninguém tem acesso, nem eu próprio (a) sei, se a caixa não ficou na sede, enquanto eu estou p'raqui a pensar que daqui a pouco, lá p’rá hora do jantar, os gajos de verde que dizem que nos orientam, me devolvem por breves 3 minutos os rectângulos mágicos que completam o meu braço e mão, e que me darão para responder a pelo menos 52 mensagens que tenha recebido!
Como eu dizia, não estou disponivel nas próximas 72 horas, mas também não importa. Estou acampar/acantonar. Estou a planear, a fazer o Projecto, a definir o Empreendimento.
Estou a fazer uma “big” fogueira para enganar os 3 graus que pairam no ar. Além disso, estou a assar chouriço que nem acampamento de sobrevivência. E porque me esqueci da prata e da grelha... O chouriço está como gosto… com aquela camadazinha de braza e cinza que faz deste, o melhor pedaço de chouriço do mundo!
Além disso, agora não estou disponivel, porque estou a formar uma Equipa, estou a desenvolver cumplicidade... Estou a criar o Grupo!
Como eu dizia, neste momento não estou disponivel... Deixa a tua mensagem!
Eu depois ligo-te... Lá para domingo a partir das 17 horas e juro, mas juro que me vou vingar das cerca de 150 mensagens dárias à borla que tenho, e que devem estar acumuladas, destes dias que passaram, em que nem vi as teclas do rectângulo mágico que normalmente é a extensão do meu braço, mas que os gajos de verde, me andam a conseguir mostrar, que há muito mais vida, para além do telemóvel.
Deixa mensagem. Eu já te ligo.
Até já"

"29 a trilhar"


Tudo começou quando quatro equipas se uniram por um importante objectivo: uma grande actividade em ANDORRA. Estas quatro Equipas formavam um GRUPO cheio de garra, força, união e ânimo. Eram a Animus, a Carpe Diem, a Fernão De Magalhães e a Zulu.

Numa das suas grandes jornadas, os Zulus, que viviam consoante os princípios nómadas, demonstraram ao grupo as suas primeiras formas de sobrevivência. Tiveram o prazer de se defrontar com uma difícil tempestade, que os levou a viver um grande espirito de equipa e de grupo e a reconhecer o valor e o significado da pureza da gota de água. A vivência em harmonia com a Natureza, deu-lhes a inspiração necessária para darem um segundo passo. Foi então que a equipa Fernão de Magalhães incentivou o grupo a procurar faróis em novos mares, guiando-o à descoberta de novos rumos. Para isso, precisavam de um instrumento indispensável: a Rosa dos Ventos. Esta veio a tornar-se um símbolo de grande importância para o Grupo, orientando-o nas suas caminhadas de uma forma sã e muito espiritual.

No fundo, as quatro equipas sentiam que ainda algo lhes faltava... Embora se sentissem bem orientados e a viver todos os momentos de forma pura, sentiam que lhes faltava algo igualmente importante: a força. Assim, a Equipa Animus tentou motivar o Grupo para uma busca incessante de um símbolo que os inspirasse; e foi o machado a sua escolha.
Também a equipa Carpe Diem se destacou. Ensinou ao Grupo a não deixar cair no esquecimento a vivência e o significado destes três símbolos e da mística que o envolvia.

Assim, este Grupo continua a pensar no seu objectivo...

"Mais que imaginar, queremos concretizar...

Somos assim, somos o 29!"

quinta-feira, dezembro 13

Mais um fim de semana "à maneira"

E aí vem mais uma aventura...

Pois é, avizinha-se mais um dos nossos fins de semana... não, não estou a falar daqueles em que começamos a trabalhar ao sábado de manhã e acabamos a trabalhar na IVª com umas pizzas na mão, não, não desses mas dos outros, dos que começamos a trabalhar 1, 2 semanas antes, que passamos quase sem dormir, num espírito de partilha e aventura máximos...daqueles que nos dão um gozo tremendo!

Sim, é verdade, este fim de semana vamos acampar, não só a IIª como todas as secções do 255 e... sei (porque meti cunha) que todos estes acampamentos vão ser muito bons!

Quanto à IIª, apenas vos posso dizer que o grupo 47 vai partir para uma nova aventura, repleta de emoções, dificuldades e muita diversão. É esta sexta-feira que os bravos exploradores se vão embrenhar na selva à procura da lápide do Tarzan... mas não se iludam, não será tarefa fácil, pois de muitos perigos está repleta esta viagem...

No entanto, como ainda não me chegou o documento oficial do plano da expedição, não vou poder dar detalhes sobre o local onde serão "largados" os exploradores, mas posso dizer que vai ser daqueles acampamentos a que estamos habituados... daqueles mesmo "à maneira"!

Boa Caça a todos.
Directamente da toca:
Suricata Barbudo

sábado, dezembro 8

À MINHA MANEIRA

Hoje é suposto estares a pensar. E eu pensei muito em ti, durante o dia... e também à noite!
Gostava de ter estado contigo... Estive a "tratar" de mim, mas sabes... falei de ti!
És o último. Foste o elo mais forte de uma geração d'ouro, de um Clã fantástico de que ainda hoje falo com uma ternura imensa.

E soubeste sempre ser, soubeste sempre estar, soubeste ser diferente, "casmurro", com uma personalidade completamente fora de série! Nunca abdicaste de nada que não entendesses ser o melhor para ti, o melhor para nós.

Sabes, ando aqui há 20 e tal anos e foi contigo que tive a discussão mais dura da minha vida. Lembras-te? Foi até de manhã, de um Projecto que parecia impossivel e que transformamos em algo nosso! E não bateste com a porta.

Foste à luta (tu e todos), mostraste-me que faziamos uma Equipa única... e estiveste lá, no único momento escutista em que me vim completamente abaixo, no único segundo em que tive a ousadia de pensar "nós não vamos conseguir"!
Puro engano, não é!! Não só fizemos Caminho, como contribuiste para a única "tela" que orgulhosamente penduro na minha sala :))!

Habituei-me a ver-te sempre com a tua postura, com o teu carisma... a impores uma naturalidade impressionante. Habituei-me a ver-te respeitar, mas sobretudo a ver dares-te ao respeito.

Sabes meu caro, não sei o que vai acontecer amanhã, mas também não interessa.
És um "puto" fabuloso, que merece cada passo que dá... mesmo que com alguns passos pareça que não sais do sitio. Puro engano, acredita!
E sabes, daqui a pouco, cada um à sua maneira vai sentir “o arrepio” de entrares para a equipa de verde… porque sabes, o futuro trabalha-se e tu já és da nossa Casta… o primeiro!

Queria ter-te dito isto esta noite… e disse… à minha maneira!

terça-feira, dezembro 4

E POR FALAR EM 40

Eu que não sou nada destas cenas, mas notei que começamos a ultrapassar a barreira dos 40 leitores/dia!!

Assim, rapidamente nos tornamos num caso sério da Scoutsosfera LOL!!

DIZEM...

Dizem que sábado vai ser um dia bem especial!

Dizem, que há um puto, com um feitio do caneco, com uma personalidade ímpar, que vai fazer os possiveis por "SERVIR"!


Dizem, que haverá uma festa de Natal que será diferente, com mais actores, com mais escuteiros, com mais familia... com mais "montra" logistica do outro mundo bem à maneira do 255;


Dizem que os técnicos profissionais altamente especializados em laços, embrulhos e recortes continuarão o seu trabalho... no sitio do costume.


Dizem que sábado vai passar rápido... mas vai ser duro!


E dizem que quem ousar não aparecer por lá, vai perder um daqueles dias... Um daqueles dias que irão marcar os 40!


Dizem...

segunda-feira, dezembro 3

EU APOSTO QUE SIM

Há cenas que me fazem pensar! E nesta fase da minha vida em que não paro de pensar, dou por mim... na “Mesa do Café”.

Além de gostar de vocês, de vos ler com a regularidade com que comprava o jornal Record - nos meus anos de estudante -, ou com a frequência com que hoje vou trabalhar (para que conste tenho 25 dias de férias... sabem o que isso significa, certo??) tenho (como também já comentei várias vezes no Mendes), um enorme gozo cada vez que qualquer pequeno motivo é argumento para vos juntar... além dos sábados, para alguns, claro!!

Aqui, no sítio que vos deu essa cúmplicidade, gostaria de ter tido uma geração assim, “saída de dentro”.

Mas não tive! Apesar dos meus grandes amigos aqui andarem (GRANDES MESMO), a cumplicidade com a “minha mesa” é feita na sua maioria das vezes (p’ra não dizer quase sempre) com pessoas “sem lenço”...!

Com a “mesa do bairro”... Com quem me viu nascer, partiu alguns vidros de prédios, a jogar à bola comigo, que me ajudou a arranjar os locais mais refundidos da C+S de Alfragide, que assistiu ao meu percurso académico, que me viu no orgulho do meu primeiro emprego, que topa à distância quando “isto” não corre bem, que sabe espicaçar, “magoar” no sitio certo, com quem me riu descontroladamente, com quem tenho simulado ano após ano as 12 passas da meia noite, para voltarmos ao que interessa... bom, estaria aqui uma eternidade!

Eu sei o que vocês vivem, porque me revejo em grande parte dos valores que vamos partilhando quando nos vemos e, bem assim, nos sentimentos que escrevem nessa Mesa, mas eu gostava de, no dia a dia (importante este pormenor... muito importante), ter alguns “lenços” sempre na confusão e no trabalho (porque dá trabalho... para quem ainda não tenha entendido) da vida.

E depois é um contra censo, porque assim do nada, no momento em que falo de mais um dia nada bom, dou por mim, com a necessidade de partilhar o momento com os daqui... bom, não sei se há coincidências ou se tive a sorte de o telemovel ter respondido do lado de lá... ou uma coisa ou outra!

Hoje, volto a ler-vos. Entre o “pormenor” do Leão, relativamente ao Trampolim que só ele vê, sinto que “O MOMENTO” que vivem, que sentem, que discutem, é naturalmente algo que faz toda a diferença!

À questão da Chatter, respondo que até podem passa-lo (AO MOMENTO) a gerações vindouras, mas não sei se será bem a mesma coisa... Porque é isto que transforma algo, na palavra “ÚNICO”!

Se é que (ora aqui está um bom tema para discussão) existe a palavra “Único”. Eu tenho a certeza que existe, mas há os que vivem dia a dia na dúvida!

A reforçar o que acima escrevo, penso, também, que não vai haver um outro Kiko que se perfilhe com um outro Zé Tó, que se “irrite” com um outro Agostinho que se “passe” com uma outra Júlia que “ironize” com uma outra Mesa... e por aí adiante!

Mas hoje (e era aqui que eu queria chegar, fónix...), olho para os (“meus”) putos com a “atenção” que a idade lhes traz. Preocupo-me, mas...!

Vejo uma geração de Miúdos inteligentes, informados, atentos, criativos, irreverentes... e melhor que isso, em número e amizade suficiente para fazer uma “Mesa II”.


(E para os que dão já o sorriso irónico, do tipo "este gajo é parvo".. sim, sou mesmo parvo, mas quero apenas lembrar, os mais distraídos e/ou esquecidos e/ou que estão sempre no bota-abaixo que se lembrem da idade... da vossa idade, e não falo da que têm hoje!)

E gosto. Vejo uma geração de putos que se chateiam, e que no fim-de-semana a seguir já se falam, vejo uma geração de putos que se metem em 3000 cenas, e que tal como vocês (que a minha geração e do Henrique não foi nada assim)...

… Bem, esta parte conto-vos “off the record” no Mendes... Mas, tal como vocês, eles... LOLOLOL!!

E acho importante. Acho até engraçado, que ali esteja uma geração de putos que se vê muito mais que ao sábado, uma geração de miúdos que fazem daquela sala o seu “confessionário” dos dias que passaram, dos problemas que já dizem que têm, das memórias da noite anterior…

Putos que “vivem” juntos, que se encontram diariamente nas “escadinhas” junto a um qualquer prédio, que se fardam ao sábado, para se voltarem a encontrar. E gosto, a sério que gosto!

E gostava que daqui saísse uma geração parecida com a vossa. Bem sucedida, cúmplice... única.

E uma gração que exteriorizasse esta unicidade das mais variadas formas, entre as quais, e porque não... a virtual!

Pode ser que sim. Gostava que sim. Teriam aqui um leitor atento de um blog que se poderia chamar “Degrau de escadas – Damaia, 2007 os amigos reúnem-se nestes degraus de escada discutem a vida... mudam o mundo. Vinte anos depois, os mesmos, reúnem-se neste DEGRAU DE ESCADA”.

Além de lá estar ao sábado com o meu filho e/ou filha nos lobitos (bem... se calhar já nos exploradores), de fazer as 1000 perguntas preocupadas sobre o porquê de qualquer coisa que deveria estar a acontecer e não está, porque no tempo em que eu era o Chefe do 255 as coisas não eram nada assim, mas muito melhores e bem diferentes... além de tudo isto, e de ultrapassar esta minha inquietação que não duraria mais do que 2 minutos, ainda encontraria alguns da “Mesa” que me pagariam qualquer coisa, enquanto deixam os seus Pioneiros... no sitio do costume!

Quem sabe... eu aposto que sim! Por nada em especial, mas porque gosto muito destes putos,
deste GRUPO!

domingo, dezembro 2

O Grupo 29 "agora, antes e sempre"








A um ano eramos assim...uns passaram da IIIª para a IVª outros da IIª para a IIIª e...












...agora passado um ano somos assim...vejam o que mudou xD






GRUPO 29 O MELHOR DE TODOS