segunda-feira, março 22

LIMPAR PORTUGAL - AS IMAGENS





LIMPAR PORTUGAL - O QUE EU VI...

O céu ameaça não trazer ninguém! Mas vamos aparecendo… um a um.

Não somei bem o número final, mas andamos perto dos 90!! Chegamos, largamos o nome numa folha completamente salpicada!

Escolhe-se um par de luvas, recebe-se uma t-shirt, sem ter que escolher, sem ter que fazer prova - são todas XL -, mas para onde pensamos que vamos (porque a esta hora ainda só sabemos que vamos Limpar para a Estrada Militar), estamos longe de imaginar que a "XL" que vestimos é apertada demais para uma realidade que às vezes parece só ser possível de ver em filme! Ficamos às portas do bairro, temos que aguardar pela Policia Municipal.

A nós, junta-se uma meia dúzia de pessoas da Damaia que responderam ao chamamento. Vem também o 412 de Alfragide.

Recebo o primeiro sinal de que há imagens que me podem perturbar, quando o Grupo se "separa"! "...a sério, Rui, aqui em cima é melhor ficarem só os mais velhos… o Rui já vai entender porquê…", diz-me uma das coordenadoras!

Enquanto Exploradores "varrem" de uma ponta a
outra a Estrada Militar, nós seguimos em frente.

Ainda antes de entrarmos, somos recebidos pela comissão de moradores do Bairro. Gente simples, sorridente… boa gente! Entramos um a um, por entre guetos, onde ninguém se cruza, porque não há espaço para dois. Viramos uma esquina, cruzamos por outra… sem sinais, sem marcações!

A garantia do caminh
o de volta é o cordão humano que fazemos ao longo de uns bons 200 metros… entre a clareira de lixo gigantesca mesmo no coração do bairro e cá fora!!! Sim, "cá fora", onde voltamos a ver a Damaia, onde voltamos a ver prédios, onde a vida corre… como nós a conhecemos!

Fiquei uns bons segundos a olhar para aquilo. Eu e os meus putos. Eu e o Clã. Eles, os do Bairro, entram tranquilos, porque aquilo (a que simpaticamente chamamos lixo), cruza-se com ELES diariamente… e por isso, enquanto nos amontoamos à entrada, enquanto me tento organizar para definir por onde e como vamos começar, já ELES, os do Bairro, estão com umas tábuas na mão, já eles separam uns azulejos, já se agarram aos sacos pretos, que no meio daquilo tudo, parecem ser tão pequenos para servirem para alguma coisa.


Há imagens que valem mais que mil palavras… e cada palavra em que penso quando me vêem estas imagens à memória fico sempre com a ideia de que fica tanto por dizer!

Há sentimentos que se baralham
, há sinais de um misto de felicidade e de "nervoso" que melindra!! Há Clã e Pioneiros completamente entusiasmados mas com uma irritação permanente porque cada hora que passa tiramos tanto lixo e parece que está tudo na mesma! Mas não está…

Esquecemos o almoço e continuamos, porque queremos tirar dali tanta coisa, mas há outra tanta que insiste em continuar! Enchemos sacos, arrancamos madeira, dobramos colchões, tiramos garrafas, separamos cobertores, desviamos azulejos, separamos o plástico… Quem está lá dentro não se apercebe do que vai saindo de mão em mão num corredor humano que não se cansa.


É impressionante. É v
erdadeiramente impressionante, o que se faz em apenas 5 horas. É um amontoado gigantesco que é passado para a beira da estrada, onde a Câmara vai chegando com um camião! E parece impossível que isto tudo nos tenha passado pelas mãos!

Fico incomodado, com a quantid
ade de lixo que passou do coração do bairro, desviou em cada esquina do gueto, continuou até ver céu, até ter ângulo para ver prédios que estão mesmo ali ao lado!

Eu sei que nós não mudamos o mundo, mas não tirámos da cabeça, que O queríamos deixar um pouco melhor que do que o encontrámos, muito melhor do que o encontrámos… assustadoramente melhor!


Tivemos uma grande actividade! Isto é civismo, é serviço! Isto é o que de mais puro temos para dar!

Eu não falo de Escutismo… isto vai muito mais além! Eu falo da oportunidade que nos deram de olhar e de nos olharmos a uma realidade que não sendo a nossa não nos bloqueou, não nos fez parar… e por isso agimos! E por isso crescemos!


E tudo isto… aqui tão perto!!

quinta-feira, março 18

LIMPAR PORTUGAL - TUDO A POSTOS

As decisões:

LOCAL
  • Ao contrário do inicialmente definido, afinal vamos limpar.. a DAMAIA! Zona de intervenção: Estrada Militar (estrada entre a Esc Azevedo Neves e a Reboleira);
  • Ponto de encontro: 8:45 na sede;
APOIOS E SEGURANÇA
  • Vamos ter o apoio institucional de Junta de Freguesia. Vamos ter a Policia Municipal durante todo o período da acção;
  • Policia Municipal; PSP; Bombeiros Voluntários, Câmara Municipal da Amadora, Comandos da Amadora vão estar mobilizados connosco neste dia;
  • Foi feito para o evento um seguro de acidentes pessoais com a companhia de Seguros Tranquilidade que cobre a totalidade de todos os voluntários;
  • Todos os elementos vão receber luvas anti-corte, 1 colete reflector e 1 t-shirt identificativa da Campanha em curso;
ROUPA:

A única coisa que levamos da farda é o lenço
!! Recomendação muito séria: botas; calças de ganga; e sweat de manga comprida;
  • Almoço frio, cantil com água (apesar de haver muita água, mas...);
  • IMPERMEÁVEL.
Dúvidas, questões... deixa aqui o teu comentário... responderei, na medida do possível a todas as situações colocadas!!

PS - Isto não vai ser grande... vai ser GIGANTESCO!!!

terça-feira, março 16

JAMBOREE SUÉCIA - INFORMAÇÃO

A reunião agendada para a próxima sexta-feira (19 de Março) tendo em vista a organização da participação da Damaia no Jamboree Suécia, foi cancelada.

Será brevemente agendada e comunicada uma nova data para esta reunião.

sexta-feira, março 12

LIMPAR PORTUGAL - ÚLTIMAS

Faltam 9 dias...
O GRUPO 29 estará inserido no grupo do Casal de S. Brás, que terá o seu ponto de encontro na Junta de Freguesia de S. Brás às 9.00 Horas

A nossa área de intervenção será preferencialmente nesta freguesia.

Como medida de cautela e prevenção a coordenação divulga que todos deverão vir munidos de roupa e calçado preparado para o serviço que vão realizar.

Aconselho a irem ao site do limpar Portugal e tentarem aceder ao folheto de segurança que está disponível.

Não esquecer:
  • trazer cantil de casa;
  • cuidado com o tempo pois pode chover nesse caso é melhor trazer um impermeável para a chuva.

Temos atribuído pela Valorsul pares de luvas para todos os grupos do concelho e Sacos de plástico onde se vai fazer a separação dos lixos;

Vamos também ter t-shirts;

Todo este material só será distribuído no próprio dia pelo coordenador do Grupo.

As Juntas de Freguesia vão disponibilizar ferramentas e utensílios por empréstimo que ficaram a responsabilidade do coordenador do grupo.

Este sábado o 29 lá estará para nova reunião... daremos novidades!

segunda-feira, março 8

O que eu perdi........




Pois é sei que foi um fim de semana em Grande e com imensas emoções.......


Então o Henrique já fez promessa de Lobito???!!!????


A Inês e o Gustavo já estão prontos para desafiar as aventuras diárias......


Os "meus" exploradores que me aturaram alguns anos, Pedro Beles, Catarina e Tiago Silva já estão de azul ao pescoço.....


E as minhas meninas Ana e Filipa já se encontram a fazer a sua Caminhada com o tão especial lenço vermelho!!!!


O meu chefe João Gonçalves voltou a fardar-se..... Perdi isto tudo ao vivo!!!!!!


Mas vocês viram-me!!!! Eu sei que me viram e que por vezes apareci para vos relembrar que não vos deixei! Apenas estou longe mas sempre Alerta e sempre pronta a Servir.


Agora resta-me esperar pelas vossas fotos (Marco sei que tens montanhas delas, podes mandar), slideshows e pelos videos que acredito que alguns de voces fizeram!


Aqui fico a espera de poder viver este dia, mais de longe mas tão sentido como todos vocês!


Beijos grandes e até logo


255 Ontem, Hoje.... SEMPRE

Scouting with stories to share....


domingo, março 7

AQUI MORA

UM A2UL

MUITO F9RTE...

Boa Caça!!!!!

Passo aqui para desejar Boa Caça a todos os que hoje realizaram as suas investiduras ou renovaram promessas.....
Sem dúvida que este é um fim de semana muito especial nas vossas vidas, e que acredito, que NUNCA esquecerão. Os meus 4 fins de semana onde passei por esta experiência (Exploradora, Pioneira, Caminheira e Dirigente) são sem dúvida inesquecíveis!!!!!
Confesso que gostava de partilhar este momento de perto e que a nostalgia e saudade batem muito mais fortes, nestes dias que nos são tão especiais!
Beijos para todos e Boa Caça com muitas saudades de TODOS vós.......

quarta-feira, março 3

CENAS DE UM FIM-DE-SEMANA

Diz que a tradição ainda é o que era...

... que sábado às 21 h, temos Velada d'Armas;

... que Domingo, ás 11 h, temos Promessas e às 15 h, temos Fogo de Conselho!

Este fim-de-semana vai ser BOM... porque sim!