sábado, setembro 25

LOBITOS

Estão abertas as inscrições para a Iª Secção do Agrupamento.

Aos interessados ou familiares e amigos que conheçam elementos dos 6 aos 9 anos de idade, agradecemos que contactem Antónia Almeida: 93 645 48 91, por forma a agendar uma pequena reunião prévia com os encarregados de educação.

Alternativamente, os interessados podem comparecer ainda no dia 16 de Outubro (sábado) na sede do 255 Damaia, a partir das 15 h.

domingo, setembro 19

Ser Escuteiro

Tendo em conta o que foi descrito sobre a VIDA (RE) NOVA (VADA), temos a confirmação através destas fotos, que o escutismo permitiu que alguns dos elementos do Agrupamento 255-Damaia, tenham percorrido o seu caminho e que apesar das dificuldades, das discussões e algumas irritações, foi possível atingir níveis académicos, profissionais e escutistas de relevância.

Fig. 1 - As tendas já foram assim.

Afinal o Escutismo não “roubou” assim tanto tempo à escola, à família e aos amigos, pois Baden-Powell teve o cuidado de criar uma associação que nos permite aprender, fazendo, criar laços como uma verdadeira família e fazer amigos, em que a amizade, não termina quando acabamos o curso, quando arranjamos emprego e pasmem-se até quando casamos e temos filhos.


Quando aqueles que nos sucederam no agrupamento, confirmam que o método escutista resulta, conforme foi descrito pelo Vice, e o esforço que dedicam para tentar passar estes valores às novas gerações. Não é só o Escutismo que fica a ganhar, fica a ganhar o país e principalmente os elementos que passaram por esta experiência.


Fig.2 - O escutismo "alimenta" o espírito e o corpo.

A escola ao longo dos anos transmite o conhecimento, mas o escutismo vai possibilitar pô-lo em prática, em diferentes situações:

a) Identificando in loco o que se aprendeu em Geografia, como o relevo, orientação, flora, fauna, etc.

b) Aplicar nas actividades internacionais as línguas aprendidas como o Inglês, Francês e Espanhol.

c) Visitar locais históricos, quer em Portugal e no Estrangeiro. Quem não ouviu já falar no Danúbio, Salzburg, Reno, Paris, Londres, Amesterdão, Kanderteg, Andorra e não teve oportunidade de estar lá. Estes conhecimentos nunca mais se perdem, duram uma vida.


Fig. 3 - O descanso faz parte do caminho.

d) Mas há coisas que só o escutismo dá, que é fazer isto tudo, acompanhado por um grupo de amigos, no qual temos a máxima confiança, pois se houver alguma adversidade, temos as ferramentas necessárias para as resolver e estas só se criam e desenvolvem porque antes passamos por dificuldades, discussões e algumas irritações.

Para subir a uma Montanha na Suíça com perto de 3.000m de altitude, descer um rápido ( rio ) num barco de borracha, atravessar o Danúbio numa canoa, convêm olhar para o lado e ter confiança no outro, pois só assim o sucesso da experiência é garantido.

Fig. 4 - A direita e há esquerda está um amigo com certeza.

Para terminar na minha escola existia uma frase que dizia o seguinte:

"Não receio o erro, pois estou sempre pronto para corrigi-lo."

Fig. 5 - No escutismo deram-me possibilidade de errar e de corrigir, as vezes que foram necessárias.

domingo, setembro 12

VIDA (RE) NOVA (VADA)...

Diz que o Agrupamento “cresceu”! Tem alguns caloiros que vão trocar o caderno de argolas levado no bolso de trás, pelas bibliotecas de algumas das mais prestigiadas faculdades do nosso país! Que vão “esquecer” as conversas-de-vão-de-escadas, pela cartada no bar da faculdade, que se vão “atrasar” às 2 primeiras horas… mas era aula teórica…!

Percorro algumas redes sociais, e vejo gente feliz… e eu fico genuinamente contente! Porque vejo gente que ganha uma responsabilidade académica, mas que entrega um compromisso sobre “como-tomar-decisões-na-minha-vida”, a todos os que (e porque não dizê-lo), como eu, de certa maneira, de maior ou menor dimensão se sentem um pouco responsáveis pelo vosso crescimento.

Aqui, só sabe quem fica… “! “Roubei” esta frase há algum tempo, e sinto que me faz um sentido tremendo!

Espero que sintam a inspiração do que vivemos para saberem lidar com “não’s”, para sentirem o “nervoso” de um percurso de alguns anos, para não se esquecerem que há muita gente a olhar constantemente para o vosso sucesso, para o vosso insucesso, para as vossas alegrias, para as vossas lágrimas, para as vossas impaciências, para as vossas dúvidas.

Espero que sintam a inspiração do que trabalhamos e que o apliquem, se houver momentos, em que sentirem que academicamente há um curso que vos está a fugir! Não percam a força, não se esqueçam da garra… e principalmente tenham o bom senso para entenderem/aprenderem de uma vez por todas, a forma como devem gerir um suposto “stress” com que vocês dizem que ficam sempre que são um poucomais apertados às cordas, aqui, em casa, no vosso grupo de amigos, nas vossas relações…!

O Escutismo não stressa. Por isso, hoje, e quando sobem mais um degrau, peço-vos que não se agarrem à desculpa mais fácil como sendo o motivo para o vosso “stresse”!

Aproveitem antes cada ferramenta que este método vos transmite, para levantar a cabeça na adversidade, e para vos dar o discernimento suficiente para saberem decidir (mesmo que a decisão seja errada), para saberem liderar, para conseguirem envolver e contagiar os outros com a genialidade que possuem!

Sabem, no escutismo tal como na vida** devemos viver o momento. Aproveitar a inspiração de algo ou de alguém, seguir ritmos, motivações… inspirações! Juntar as peças, fazer um Bando, uma Patrulha, uma Equipa… O Grupo!

No escutismo, tal como na vida, não devemos estar, mas saber estar! Não podemos encontrar desmotivações, "stresse's", justificações para a presença ausente, para a não presença, ou para o silêncio envergonhado!! Quer dizer… poder podemos, mas não devemos.

O escutismo, tal como a vida, deve ser exigente! É diferente, mas deve ser pensado! É fantástico… mas dá (muito) trabalho!

No escutismo tal como na vida, há sorrisos, mas há “conflito”, há conforto, mas há “berros”, há Projectos, mas há desencontros! Porque a não ser assim, o Escutismo pode ser outra coisa qualquer… mas não é Escutismo!

A grande diferença entre o Escutismo e o "mundo lá fora" é que aqui podemos errar, porque aqui ninguém chumba, ninguém castiga, ninguém despede.

A grande diferença entre o Escutismo e o "mundo lá fora" é que aqui não é preciso mentir, não vale a pena encontrar desculpas, não há problema em dizer "não quero, não sei, não posso…"!

Aqui, tal como na vida, só sabe quem fica… mas só fica quem quer, quem sente, quem vive!

Aqui sabemos o que é uma equipa, tentamos entender o que é um líder, vamos buscar organização, valores, atitude, carisma. Aqui, aprendemos a decidir, vamos da palavra à acção. Aqui vivemos o que fazemos… apliquem à vida!

Mas aqui, também aprendemos a virar a página, a levantar a cabeça, a trilhar caminho, quando não encontramos a estrada. Aprendemos a agir, reagir, a não perder muito tempo com insucessos, com impossíveis. Aprendemos a partir dos 7, aquilo "que grande parte do mundo" descobre aos 23, no seu 1º emprego!! Aqui construímos Projecto.

Aqui não fazemos o que queremos mas “fazemos” aquilo que ESCREVEMOS… !

E o que ESCREVEMOS foi que vamos fazer os possíveis por…!!! Não é preciso fazer, mas é condição fazer os possíveis por…!

E hoje, quando sabem do compromisso de que vão fazer os possíveis por, acabar um Curso, agarrar um caminho de 3 ou 4 anos que vos vai dar as ferramentas técnicas que irão juntar à personalidade de cada um, não se percam… sejam puros, como a gota, trilhem e definam o vosso caminho, com o machado, não se desorientem… parem, pensem e olhem para a rosa-dos-ventos… e sobretudo, na Vida, o Tripé é importantíssimo (falem, sempre com as vossas bases… SEMPRE).

Divirtam-se, mesmo! Não se esqueçam do que planeiam, do que escrevem! Porque a vida, tal como o Escutismo, vai exigir o vosso compromisso! Mas é assim que a vida, tal como o Escutismo, deve ser vivido!

Vocês conseguem entender? A vida, tal como o Escutismo deve ser vivida com… serenidade!


** chamei-lhe “vida”, mas podia ter-lhe chamado faculdade ou escola secundária ou qualquer outro Projecto que persigam!