terça-feira, maio 27

O Fundador


Já há muito que não escrevia aqui no blog e quando me disseram que o cne fazia 85 anos lembrei-me de pesquizar umas coisas, não só coisas que já sabemos, bem como algumas curiosidades, e opiniões que queria partilhar convosco, especialmente porque defendemos um sonho e ideais de uma pessoa muito especial.


Em 22 de Fevereiro de 1857 nasceu em Londres, Robert Stephenson Smith Baden-Powell, que mais tarde seria famoso como fundador do Escutismo.


... "Na verdade, ele não fundou o Escutismo. Limitou-se a fazer o que estava ao seu alcance no imediato. Viu os jovens da sua cidade gastar o tempo e a juventude numa ociosidade inútil, viu ainda a larga experiência militar reforçada pelas campanhas na Índia e em África e... apenas os convocou para uma pequeno acampamento. Nada mais simples."


“Durante uma viagem a Inglaterra, Baden-Powell viu alguns rapazes criarem brincadeiras através de um livro, que ele havia escrito para batedores do exército e que continha explicações sobre como acampar e sobreviver em regiões selvagens. Então, conversando com os amigos, ele entusiasmou-se e resolveu realizar, em 1907, na ilha de Brownsea, um acampamento com vinte rapazes dos 12 aos 16 anos, onde transmitiu conhecimentos técnicos tais como: primeiros socorros, observação, técnicas de segurança para a vida na cidade e na floresta, etc.


Devido aos bons resultados deste acampamento, Baden-Powell começou a escrever o livro "Escutismo para Rapazes" que, inicialmente, foi publicado em fascículos e vendido nas bancas de jornais, durante o ano de 1908. Os jovens ingleses entusiasmaram-se tanto com o livro que Baden-Powell organizou e fundou o Movimento Escutista."


E pelos vistos assim foi... nada mais simples, tal como nasceu e cresceu depois o CNE... com a vontade de acreditar.

Tal como muitos projectos nascem assim... mas com o intusiasmo e interesse de todos as coisas crescem. Não há necessidade de haver super homens, apenas homens e mulheres normais que apostam naquilo que acreditam... e isto também é uma lição.


Canhota

Sem comentários: