Carta de Cenáculo de Núcleo Serra da Lua
VII Ciclo
CAMINHEIRISMO
Definimos os caminheiros como jovens adultos que tentam crescer segundo o ideal escutista, tornando-se úteis na sociedade.
Entendemos que o caminheirismo é a étapa complementar da proposta educativa do escutismo e, como tal deve ser vivido na sua plenitude.
Comprometemo-nos a desenvolver em nós qualidades do ideal de caminheiro, das quais se destacam a autonomia, serviço, carácter e irreverência.
Queremos corresponder ao que se espera de nós:
Empenho
Vivência da lei do escuta no dia-a-dia
Vontade de exigir sempre o melhor de nós mesmo para o mundo
IMAGEM
Como resultado da reflexão acerca da imagem do escuteiro, os participantes do Cenáculo decidiram comprometer-se a aumentar o conhecimento do popular do escutismo através da organização de actividades de insersão da comunidade na realidade escutista e da realização de acção de serviço com visibilidade.
E assim, com o lema de deixar o Mundo um pouco melhor do que o encontrámos, compreendermos um Mundo sempre em mudança.
RELIGIÃO
Comprometemo-nos a dar o primeiro passo na procura de uma igreja mais perfeita, onde a liberdade de expressão e a facilidade de acção são obtidas pela cumplicidade construída com o pároco. De modo a fortelacer esta relação os participantes do Cenáculo pretendem realizar acções em comunhão com o assistente, de modo a haver uma partilha de saberes. Também pretendemos participar mais activamente e responsavelemente nas actividades da comunidade paroquial a que pertencemos, tanto nas celebrações como pela oferta do nosso Serviço.
Sem comentários:
Enviar um comentário