terça-feira, março 20

CENAS DE UMAS PROMESSAS...

Há fins-de-semana assim. Normalmente uma vez por ano.

Sábado à noite, esquecemos tudo: o jantar com os amigos, a borga, o estudo, a namorada, um Sporting-Porto... sábado é para estar ali... porque é um sábado que se quer único.

Diz-se que são as coisas mais simples as que melhor resultam. E foram. Não sei do que gostei mais. Quer dizer.... Gostei de tudo... mas houve coisas que mexeram comigo verdadeiramente!

Há muito que não via um fim-de-semana assim. Há muito que não fazíamos a dobradinha com Velada d’armas e Fogo Conselho! Não estava nada do nosso lado.

Guerras e mais guerras para conseguirmos 2 míseros microfones, guerras e mais guerras para conseguirmos cantar pelo menos a música da Promessa, guerras e mais guerras para conseguirmos, neste fim de semana, mostrar (se é que é preciso) a 1 ou dois *#$%*$##$% que sermos 2 ou 80 não é a mesma coisa... que há 40 anos que cá andamos, e que a Comunidade mostrou uma vez mais a quem quis ver que o que aconteceu Domingo de manhã não foi obra do acaso!

E no fim, jogámos com o que tivemos.

Adaptamo-nos, como sempre, moldamo-nos ao que nos deram (nada), levantámos a voz (porque os micros não apareceram), levámos os portáteis (porque o material supostamente da Igreja da Damaia, está entregue a um rapazinho que tem nas palavras solidariedade, respeito, ética, e vivência cristã... o seu nome do meio) jogámos o nosso jogo com os melhores jogadores do mundo. Vocês!

E de nós, para nós, não se perdeu nada... ganhou-se em tudo. No que nós preparamos, na originalidade que vocês nos apresentaram, nos que estavam sentados, nos que foram ao palco relembrar que ainda se faz como sempre... e é bom "... porque somos os tais... somos da ALCATEIA".. :)!

Não se perdeu nada. Voltou-se a ver quem não se via há 10/20 anos. Rimos, choramos...e possa... acabamos meia hora antes do planeado!

Mas confesso, que sábado me emocionei como há muito não acontecia. Emocionei-me com o cenário que conseguimos criar, emocionei-me ainda mais com a nossa Velada!

Às vezes queremos ser altos, quando com esta cúmplicidade podemos ser GRANDES.

Por vezes dizemos o que não queremos, pensamos de forma diferente, planeamos projectos distintos... Mas uma dúvida ficou desfeita: que somos um Grupo, naquilo que de mais puro pode ter esta palavra.

Que chorámos pelo que uns diziam, que nos tremia a voz pelo reconhecimento, pela influência que esta vossa curta vivência AZUL tem tido nas vossas vidas... e sinceramente, fui surpreendido!

Às vezes queremos ver-vos crescer tão rápido, que nem nos apercebemos que vocês já estão a crescer... mas à vossa imagem!

Às vezes queremos entrar nas vossas cabeças, para ter a certeza que o que fazemos, dizemos e aplicamos fica de facto bem entregue, que nem nos apercebemos que vocês são jovens Pioneiros, a caminho da opinião própria da definição do que é ou não importante para a vossa vida... NA descoberta do vosso Projecto!

E que sim, que precisam de nós... mas que nós já devíamos saber disso há muito tempo, porque vocês já o aplicam! E se calhar é verdade!

Ás vezes não lidamos bem com os vossos nervos á flor da pele, com a vossa vida, com a vossa sensibilidade, que nos perdemos em proteccionismos gritantes, de não conseguirmos entender que são vocês a gerir os nossos tempos, em vez de sermos nós a gerir o vosso momento!

Às vezes penso que tão cedo não volto a ter uma Velada assim, feita por vocês e para vocês! E bastou no nosso meio, um machado a representar o "2", e um conjunto de velas a ilustrar o "9"!

Pudessem lá ter estado todos!

E no medo que tinha, e no receio de uma geração que se começa a despedir, mostraram que, nós Pioneiros, somos de facto "um grupo com objectivos e ideais".

"Passamos de criança a algo mais", porque o limite é de facto o céu.

Somos capazes do melhor e do pior, mas possa... descobrimos o nosso mundo, crescemos!

Vamos onde queremos, para o bem e para o mal... e sentimos, sorrimos, choramos, assumimos a responsabilidade, sentimo-nos orgulhosos, temos momentos de frustração.

E de coisas pequenas, fazemos gestos enormes... e por isso, também as pernas podem falhar.

Mas sabem, não há problema em cair... e acreditem que vamos cair mais vezes, sem vergonha, sem medo, sem desconfiança... "que importa? Ao menos tentámos!"

E depois olhando para trás, lembro-me que aqui, nesta sala de AZUL, foi sempre assim... mas há quem não se lembre (ou não se queira lembrar)! Cá estarei cá para avivar memórias... um dia destes!

Queria ter-vos dito isto... mas foi muito melhor ter ficado a ouvir-vos!

4 comentários:

Joana disse...

Em todo este texto está metade de tudo aquilo que queria dizer e não consegui! Lindo mesmo :D
Que posso eu dizer mais? É assim. Apesar de todas dificuldades, de todos os problemas, de todos os falhanços...a vontade de voltar persiste, e acreditem que sim! Um dia saí, noutro voltei, pronta para mais um passo em frente. E é lindo quando alguém nos abraça e diz: "muito bom ter-te de volta, acredita" ;) É optimo saber que apesar de, por vezes, vos desiludirmos, também vos surpreendemos. É ainda melhor ter-vos do nosso lado, não só como chefes, também como amigos. É óptimo viver, é óptimo relembrar, é óptimo SER. E nós SOMOS! Quero que saibam que ser escuteira ao vosso lado é um pequeno grande prazer da minha vida :D
Cada vez mais azul, cada vez mais 29!
P.S- LINDOOO ver as minhas frases por aí! Sinto-me muito honrada ;)

Anónimo disse...

parabens, com microfones ou sem microfones foi lindo...
Como mãe de uma recente lobita adorei e obrigada por tanta dedicação e empenho.
Continuem da melhor vontade...
Que bom a minha filha fazer parte desta familia...nunca desistam.

Anónimo disse...

Pois e, foi um regresso que nao esperava, andava com o bichinho de regressar, mas tambem confesso que tinha algum receio apesar de ter esta vontade de regressar, rever velhos amigos, participar mas principalmente que a vontade de fazer e concretizar continuava intacta de quando um dia pensei que tinha chegado a minha hora de desistir, mas voltei. tambem eu nao resisti a alguma emoção, principalmente de tanta nostalgia que revivi este fim de semana, foi um fim de semana arduo e de trabalho, com poucas horas dormidas, MAS VALEU A PENA. Apesar das adversidades, conseguimos fazer uma velada d'armas e uma promessa que vai me marcar para sempre. Agora vamos continuar a percorrer o nosso trilho sempre com a vontade de fazer o melhor possivel e da melhor maneira e acreditar que somos unicos e seremos sempre GRANDES. PARABENS 255.

Anónimo disse...

E porque com a nossa vontade ultrapassamos qualquer obstaculo, porque com o nosso empenho nada se torna impossivel, porque com a nossa amizade sobrevivemos unidos a qualquer imprevisto, por isto e por tudo mais, podemos afirmar que somos realmente um grupo cheio de força e de ideais. E isto notou-se neste fim de semana, em que entre algum nervosismo e algum receio de como tudo iria correr, conseguimos , mais uma vez unidos, ter uma grande velada de armas e umas promessas cheias de significado! E assim me orgulho, cada vez mais, do grupo que estamos a conseguir criar, com algumas dificuldades e alguns maus momentos, é certo! Mas como alguém diz, isso só nos faz crescer!


Ana Fangueiro