sexta-feira, maio 15

O Retiro dos 4 Povos

"Eram quatro povos. Procuravam um rumo, um caminho a seguir e esforçavam-se, davam tudo quanto tinham... Mas a verdade é que no ambiente onde estavam já nada os prendia, já nada fazia sentido.
Então, tomaram uma decisão: fugir em busca de novos mundos como fizera outrora S. Paulo, sua fonte de inspiração."
O que aconteceria se fossem parar ao GERÊS?

Iniciarão o percurso em Portela do Homem. O seu principal objectivo será chegar a um local desconhecido a que chamam Campo do Gerês. O percurso será de 10 km, e levarão cerca de 5 horas a percorrê-lo, dado o nível de dificuldade ser médio-dificil. Sairão muito cedo, à hora de menos calor. Percorrerão cerca metade do percurso, até por volta das 10h. Aí, a paragem será obrigatória. Será necessário reabastecer e fazer um relatório fotográfico que possa mostrar a futuros caminhantes os trilhos e locais que irão encontrar, caso se atrevam a travar os caminhos do Gerês. Essa tarefa será feita num período cronometrado, para que o tempo não corra demasiado. Por volta das 17 horas retomarão a caminhada rumo a Campo do Gerês. Aí passarão a noite. Eis algumas paisagens que os povos poderão encontrar:

No segundo dia, entrarão num novo percurso que irá desde Campo do Gerês até Caldas Gerês. Este percurso será talvez o mais complexo. Dividi-lo-ão em duas metades. Um dia para cada. No primeiro, andarão durante as horas de menos calor da manhã. Depois, haverá mais um momento para descansar e recuperar energias e, mais tarde, cada povo terá de procurar o Machado, símbolo da força (jogo a designar). Terão também um tempo limite. Uma vez encontrado, ou não, retomarão o caminho até ao abrigo, onde ficarão até ao amanhecer seguinte. Nessa noite, um dos povos apresentará uma pequena reflexão sobre os momentos já passados.
Na manhã seguinte e, portanto, terceiro dia, será continuado o caminho até Caldas Gerês. Andarão de manhã, como habitual e, nas horas de maior calor, além de reabastecer, vão conhecer a fundo tudo sobre a Rosa Dos Ventos (jogo/atlier a designar). Depois, o caminho será terminado até ao local pretendido (Caldas).

Ao quarto dia, apressarão o passo para chegar à Albufeira da Caniçada, onde poderão passar algum tempo a praticar actividades náuticas e entrar no mundo da Gota de Água (jogos a designar). Será algo como isto...

No quinto dia, dirigir-se-ão até Vieira do Minho. Aí ficarão durante duas noites. O sexto dia será reservado a reflexões e avaliações da caminhada e outras actividades ainda desconhecidas. Ao sétimo, regressarão à terra de onde haviam saído uma semana antes.

Antes da partida, S. Paulo, fonte de inspiração para os povos, deixou alguns papiros internéticos que poderão dar informações de grande valor:

Sem comentários: