domingo, setembro 19

Ser Escuteiro

Tendo em conta o que foi descrito sobre a VIDA (RE) NOVA (VADA), temos a confirmação através destas fotos, que o escutismo permitiu que alguns dos elementos do Agrupamento 255-Damaia, tenham percorrido o seu caminho e que apesar das dificuldades, das discussões e algumas irritações, foi possível atingir níveis académicos, profissionais e escutistas de relevância.

Fig. 1 - As tendas já foram assim.

Afinal o Escutismo não “roubou” assim tanto tempo à escola, à família e aos amigos, pois Baden-Powell teve o cuidado de criar uma associação que nos permite aprender, fazendo, criar laços como uma verdadeira família e fazer amigos, em que a amizade, não termina quando acabamos o curso, quando arranjamos emprego e pasmem-se até quando casamos e temos filhos.


Quando aqueles que nos sucederam no agrupamento, confirmam que o método escutista resulta, conforme foi descrito pelo Vice, e o esforço que dedicam para tentar passar estes valores às novas gerações. Não é só o Escutismo que fica a ganhar, fica a ganhar o país e principalmente os elementos que passaram por esta experiência.


Fig.2 - O escutismo "alimenta" o espírito e o corpo.

A escola ao longo dos anos transmite o conhecimento, mas o escutismo vai possibilitar pô-lo em prática, em diferentes situações:

a) Identificando in loco o que se aprendeu em Geografia, como o relevo, orientação, flora, fauna, etc.

b) Aplicar nas actividades internacionais as línguas aprendidas como o Inglês, Francês e Espanhol.

c) Visitar locais históricos, quer em Portugal e no Estrangeiro. Quem não ouviu já falar no Danúbio, Salzburg, Reno, Paris, Londres, Amesterdão, Kanderteg, Andorra e não teve oportunidade de estar lá. Estes conhecimentos nunca mais se perdem, duram uma vida.


Fig. 3 - O descanso faz parte do caminho.

d) Mas há coisas que só o escutismo dá, que é fazer isto tudo, acompanhado por um grupo de amigos, no qual temos a máxima confiança, pois se houver alguma adversidade, temos as ferramentas necessárias para as resolver e estas só se criam e desenvolvem porque antes passamos por dificuldades, discussões e algumas irritações.

Para subir a uma Montanha na Suíça com perto de 3.000m de altitude, descer um rápido ( rio ) num barco de borracha, atravessar o Danúbio numa canoa, convêm olhar para o lado e ter confiança no outro, pois só assim o sucesso da experiência é garantido.

Fig. 4 - A direita e há esquerda está um amigo com certeza.

Para terminar na minha escola existia uma frase que dizia o seguinte:

"Não receio o erro, pois estou sempre pronto para corrigi-lo."

Fig. 5 - No escutismo deram-me possibilidade de errar e de corrigir, as vezes que foram necessárias.

2 comentários:

Vice... disse...

sem querer "espicaçar" ninguém, mas tenho receio que as nossas mensagens não cheguem /atinjam metade das pessoas que pretendemos!!!

Excelente texto, meu caro! É isso mesmo!!!! Obrigado pelo refresh... e pelas fotos :))!!!

joscout disse...

É fundamental que se façam estes momentos de reflexão, para passar aos interessados a nossa motivação.

Como demonstrou o Mourinho nas suas equipas a motivação é um dos factores mais importantes para se atingir o sucesso.