sexta-feira, março 11

Momentos de um Acagru...

Perguntaram-me anteontem o porquê do sorriso de orelha a orelha que ostentava. Se tinha os músculos doridos, se o tendão tinha ficado nas últimas e se até chuva apanhei, porque é que sorria?

Ao que respondi: Quando passas 4 dias com as pessoas que queres, tens umas "férias" fenomenais.

Aprendes com os lobitos que Beyblades são piões e desenhos animados e não cereais, que os gritos de equipa são hinos repetidos vezes e vezes sem conta, que o King Kong não é só um gorila de Hollywood, que o Gavião é um jogo para todas as idades, que as piadas do Joãozinho continuam lá todas, que os olhos continuam a brilhar quando se recebe o lenço pela primeira vez.
Vês como eles, como se fosse tudo pela primeira vez, a primeira fogueira, as mesas, as ligações, os raides! Surpreendes-te quando te pedem um abraço no final da primeira noite, porque para ti é a enésima noite de campo mas para eles é a primeira. Orgulhas-te quando os ouves em êxtase no fogo de conselho ou quando os apanhas a trautear músicas novas! Achas brutal quando te pedem para ver a tua tenda e descobrem que está mais desarrumada que a deles.

Com os exploradores aprendes códigos para decifrar pistas que te parecem chinês, ris-te às gargalhadas com as piadas e as expressões. Surpreendes-te quando fazem nós que te esqueceste há muito, ensinam-te que a cabeça de cotovia pode não ser utilizada para cordas de bitola diferente como te explicam os livros. Ficas estupefacto quando te mostram o quanto querem e se orgulham do lenço de cor verde, o quanto se preocupam se estás muito cansado do barulho. Aprendes que afinal comemos Arroz de Frango e não Arroz de Peixe, o que faz com que toda a gente da tua equipa queira repetir, que uma mesa se pode construir das maneiras mais mirabolantes possíveis. Relembras-te do espírito de patrulha e divertes-te com o Jogo do Kim e com os "carrinhos de mão" (que não fazias desde a primária). E sentes-te orgulhoso quando até os exploradores mais novos fazem um raide de vara em punho para afastar as silvas que incomodam os mais pequenos.

Com os pioneiros aprendes que estão sempre lá para o que precisares, que a cumplicidade se torna maior a cada passo, que é possível fazer uma música de equipa durante uma descida atribulada, que uma peça de fogo de conselho não precisa de preparação e pode ser feita em cima do joelho. Que arrancar gargalhadas no fogo de conselho nunca foi tão fácil, que o Watantshu não é tão difícil como parece, que o espírito de ajuda e de grupo continua lá, conforme o deixaste há muito tempo. Aprendes com eles que a cozinha selvagem é qualquer coisa de fenomenal, que comer com as mãos te permite saborear melhor a comida, que as celebrações continuam as mesmas e que os símbolos continuam a ser muito bem empregues ao grupo 29 que temos.

Com o clã, bem com o clã partilhas histórias e situações caricatas ao final de cada dia, dás gargalhadas que nunca pensaste dar, recordas-te de situações e de como foi o ponto de viragem que nos fez o que somos agora. Arrancas sorrisos, choros, orgulhas-te quando os vês de lenço vermelho ao peito, que o Servir toma outras dimensões, que os banhos de água quente depois da 00.00h servem perfeitamente para relaxar. Que a nostalgia é uma coisa mesmo bestial, que os abraços são a melhor maneira de perceber o que está mal. Que a fogueira e as bolachas continuam lá nas alturas de partilha. Que a cumplicidade vai crescendo cada vez mais e que tens um clã que "balança mas não pára!".

Com a chefia vês os sorrisos de orgulho quando olham para um agrupamento com um espírito imensurável, vês a coragem de levar um agrupamento às "costas" e de ousar fazer promessas em campo. Vês a descontracção com que separtilha ao final da noite e a cumplicidade que vai sendo cada vez maior.

No final perguntaram-me: Então mas valeu a pena?
Respondi: Claro que valeu, o 255 está em altas e aqui para ficar!

6 comentários:

Miguel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miguel disse...

Descreveste com exactidão o espírito com que todos ficaram deste acampamento.
é reconfortante verificar a felicidade estampada no rosto dos nossos filhos, após 4 dias de acampamento.

Agradeço-te também pelo carinho e apoio que deste ao teu grupo e em especial, quero agradecer-te pelo apoio que deste ao animador Miguel Tomás.

Dos Pais do Miguel Tomás IIª

Marta Simões disse...

E não é preciso dizer mais nada... Lindo...

Balança mas nunca pára!

GZEÂO disse...

simplesmente.......espéctacular. parabéns.

Anónimo disse...

LINDO! afilhada orgulhosa do padrinho hihi *
joana l

Anónimo disse...

ohhhhh :'D

gostei muito! *

Mimi