domingo, outubro 15

Indaba dos 40

Método Escutista: O Adulto

Pois é... Não sei se tinham dado conta, mas faltava este. E para mim é o mais importante. Não tanto pela importância que os adultos têm na dinâmica do Método Escutista, mas pelo impacto que tem a sua presença ou ausência, o empenho, dinâmica, seriedade, forma de estar, carácter e acção. Se algum dos restantes 6 componentes do Método Escutista falha um pouco, o método continua a funcionar, mas se o adulto falha, o método deixa de funcionar.

O adulto tem de ser: um monitor de actividades, um educador e um animador do grupo. Para os mais conservadores: tem de ser o irmão mais velho.

O adulto tem que manter o equilibrio quanto a: disciplina, amizade, respeito, privacidade, autonomia, autoridade, individualidade, etc, ...

Tem de ser voluntário, preserverante, comunicativo, disciplinado, organizado e tudo fazer dentro de padrões éticos e de segurança adequados. Tem ainda de ser um cristão e um exemplo de vida para os miúdos, que nos avaliam continuamente sem deixar escapar qualquer gesto ou acção nossa.

E maior é o desafio quando este equilibrio tem de ser mantido entre o adulto e os jovens, o adulto e os outros adultos da associação, os pais e a comunidade.

Recomendo a leitura do texto "Relação Adulto-Jovem", editado pelo caleidoscópio numa tradução livre de Maria Helena Guerra.
Clica aqui para aceder ao documento

Sem comentários: