sábado, julho 7

Somos escuteiros.
Mas antes de sermos escuteiros, somos amigos. Somos pessoas. Somos crianças que crescemos. Crescemos sim, ao contrário do que muitos dizem, talvez por isso agora sejamos pioneiros. Pelos vistos para vós não faz difrença, mas para nós faz. Não fizemos uma promessa a toa, pensámos muito mais que duas vezes, eu pensei. 'Prometo pela minha honra, e pela graça de Deus, fazer todos os possíveis por:... auxiliar o meu semelhante em todas as circunstâncias...'.
Quem está de fora pensa que ser escuteiro é facil, já alguem disse 'parvos vestidos de putos que mandam em putos vestidos de parvos' :). É claro que não é assim.

Ser escuteiro não é fácil. Não e qualquer um que o é capaz de ser. Por isso nos destinguimos dos outros. Porque temos medos e aqui, somos capazes de os superar. Porque temos projectos e aqui, os construímos. Porque temos sonhos e aqui, os realizamos. Porque eramos crianças e aqui, crescemos. 'Passamos de crianças a algo mais...'

Só que por vezes somos fracos. Somos sim, e depois?! Toda a gente o é. Só que uns tem medo de o mostrar. Às vezes é mais fácil desistir do que superar o medo de voltar a falhar. Estamos sozinhos. Sintimo-nos abandonados. Sinto-me com vontade de desaparecer. Mas sei que é errado. Nunca desistam. Sabem, há sempre alguém diposto a ajudar-nos. Há sempre alguém que tem a coragem de nos dar a mão.

Nós sabemos. Estamos juntos nisto. Somos amigos! É isso que basta! Não desistam , fiquem. Porque no futuro, seremos nós. Estamos mal agora sim, mas acredito que vai tudo melhorar.
Somos pioneiros. Somos do 255-Damaia! E fazemos falta. Por muito que vos custe acreditar fazemos sim. Cada um de nós é indispensável. Tentámos sim, falhámos? Voltamos a tentar. Havemos de conseguir. Nenhum de nós é desnecessário. Cada um de nós é especial. É importante. É necessário. É imprescindível. É um pioneiro do 29. E para o ano faremos falta, tenho a certeza!
'E se um dia as pernas falharem e cairmos, que importa? Ao menos tentámos.'

Sabem, também me sinto cansada, triste. e desiludida. mas sei que não posso desistir. há sempre uma luzinha ao fundo do túnel. antes de escrever, também pensava como vocês mas agora, agora dou-vos força para continuarem e não desistirem. eu já saí, sei como é. passado um mês sentem a falta, sábados à tarde sem nada para fazer, falta das reuniões chatas, dos acampamentos então...
só quem lhe é indifrente aqui andar é que não sente a saudade.

e mais do que ser escuteiro, é preciso ser amigo. e mesmo que algum dia falhem e desistam, estaremos sempre convosco, para vos apoiar.

e sabem mais? vocês, serão sempre escuteiros. uma vez escuteiro, sempre escuteiro. este espirito fará sempre parte de voces, nunca se esqueçam isso.


e isto, é para todos os meus verdadeiros amigos
que me apoiaram sempre que precisei, que tive dúvidas.
Agora, é a minha vez,
obrigada a todos
Escrevi isto para voces porque sei que se desistirem disto de ser escuteiro,
vou sentir bastante a vossa falta, porque um grupo não é só dos bons, é de todos.
Mimi

1 comentário:

Vice disse...

Não tenham medo de mostrar as vossas fraquezas, não tenham medo de cair.

Não se envergonhem, nunca, do que aqui fazem. Bem ou mal, não interessa.

Não liguem a quem vos aponta o dedo, não ouçam a quem parece estar sempre mortinho porque falhem.

É a idade de aprenderem, aqui e lá fora... é a idade das alegrias, das tristezas. É a idade de chorar, de rir.

E sabem...é a idade das dúvidas, das opções... e não tenham medo de dizer o que sentem!

Porque isto só vos vai fazer crescer! Porque isto só vos vai tornar ainda maiores do que já são.

Quanto ao resto não interessa. É deixar falar quem se esqueceu que já foi AZUL e que passou exactamente pelo mesmo!

E quando sentirem que "ninguém" vos "puxa".. "puxem-se" vocês uns aos outros!

Muito bom Mimi!