terça-feira, janeiro 29

Publicidade Media Markt

Bem, para quem ainda não tenha visto já a nova publicidade do "media markt", aqui fica o site para poderem espreitar o mundo da "Parvónia" (http://www.mediamarkt.pt/).

De alguma forma, eu que nunca respondo a quase nada, deu-me para me por a escrever aos representantes do "país Media Markt" uma carta (em formato e-mail) explicativa das tensões que se geraram entre seu país e o "país parvónia"... é o que dá estar no escritório sem vontade de trabalhar!

Transcrevo o e-mail enviado:
Caros habitantes do país "media markt"...
Eu, como habitante honorário do planeta da parvónia, por ser escuteiro, declaro esta última propaganda política um acto de agressão ao nosso país!
Tal é considerado um acto desesperado para angariarem os vossos tão preciosos "cidadãos", à custa da nossa boa imagem.
Cá, pelo nosso lado, não temos problemas de "habitantes" já que o nosso país é repleto de árvores, rios e montanhas para escalar, proporcionando aos jovens, largos momentos de alegria, imaginação, espírito de equipa e desenvolvimento motor e intelectual. Não vejo, claro está, como as vossas televisões, telemóveis, computadores e videojogos, os possam formar como cidadãos deste mundo tão bem como as nossas actividades de ar livre. Pergunto-vos, então, quem serão os parvos deste mundo?
Pergunto-me se será boa política, essa por vós adoptada, que pretende difamar o que de melhor existe neste nosso país, que são as crianças?
Pois que vos peço, da melhor vontade, que retirem esta inglória e ofensiva propaganda que de bom não vos trará.
Não será, certamente, por colocar mais árvores, rios, montanhas e cidadãos alegres nos vossos meios de comunicação que irão perder habitantes... mas, provavelmente, ganharão mais e melhores relações entre os nossos dois povos.
Peço-vos que reconsidereis este vosso último acto.
Atenciosamente
Suricata Barbudo


Não sei o que se passa na cabeça destes criativos mas, certamente que os escuteiros estão a invadir as publicidades nacionais... primeiro com o "Siningai" da TMN e por este último, de muito mau tom, da campanha "Parvónia".

Canhotas,
Suricata Barbudo

15 comentários:

Anónimo disse...

Realmente! Que ideia mais parva para publicidade...

Não andam muito inspirados e apoiam-se nos estereotipos mais básicos das pessoas de vistas-curtas.

Ao menos uma coisa escapa, pela cor dos calções é AEP.
Ok ok...estava a brincar. :P

Isso devia ser uma coisa que a junta devia falar a sério com os gajos do Media Market.

so manel disse...

Tenho 1 grande poder de encaixe,e sentido de humor.não me sinto minimamente melindrado com esta campanha nem sequer ofendido. faz parte da liberdade de expressão, da democracia e de direitos árduarmente conquistdos.Não gosto da publicidade,acho REALMENTFE PARVA, mas daí a fazermos 1 tempestade num copo de água,vai 1 grande passo. a minha atitude é por e simplesmente ignorá-la e com a diversidade de escolha que existe, posso garantir que não faço-aliás, nunca fiz!- nem farei qquer tipo de compra nesta empresa.
penso que o objectivo da campanha é subliminar: fazer com que se fale, se indigne, provocar...por isso, o melhor será mmo utilizar um slogan em voga há uns anos do BE:
" Não lhes dês CAVACO"
no entanto subscrevi o abaixo assinado-por impulso.
Mas tb subscrevo integralmente o teu.

Anónimo disse...

Boas,
já fui escuteiro e sou cliente assiduo da mediamarket. Vi a campanha e até achei imensa piada. Acho estranho tanto zumzum numa empresa que veio baixar os preços dos produtos e concorrer com a Worten.
Todos os que se ofenderam são parvos e de certeza que ainda não foram à mediamarket :-D . Eu já fui...

Musarenho Incansável disse...

Apenas uma informação. A junta Central já reagiu, e bem, através de um oficio dirigido à Media Market e que está disponível no site do CNE.
Da liberdade de expressão faz também parte o direito de resposta e de reacção. Por muito que eu ignore este tipo de "brincadeira", que a título pessoal não me afectam por aí além, já no que diz respeito à imagem do movimento percebida pela sociedade civil,estamos perante mais uma forte machadada.
Concordo com a reacção. Mas penso que é chegado a hora da imagem e da comunicação do movimento escutista em Portugal serem trabalhadas de forma diferente.

Anónimo disse...

AAAAAAHHHHHHHHH, agora é que o pessoal dos escutas se passa. http://www.youtube.com/watch?v=cRuRcTYqng8

Anónimo disse...

Vejam a reportagem aqui:
http://www.tvnet.pt/noticias/video_detalhes.php?id=18828

Anónimo disse...

Saudações escutistas!
Relativamente a toda esta situação gerada em torno da campanha que está a indignar Escuteiros de Norte a Sul do país, eu pessoalmente confesso que é uma situação bastante incómoda, dado que a campanha vem describilizar uma Associação (que neste caso é a AEP) e o Escutismo em geral, pois estão a pô-lo em causa e ao que este Movimento Centenário representa para milhares e milhares de crianças, jovens e adultos em todo um mundo!!! O nosso queridíssimo Baden Powell deve estar neste momento a “dar voltas na cova”, como se costuma dizer, por estarem a gozar com o Movimento que ele com tanto esforço fundou e que nós com tanta garra e amor trouxemos até aos dias de hoje!!! Considero a campanha algo vergonhosa, dado que eles consideram que "Todos os cidadãos da Parvónia têm como principal característica a sua parvoice, São desligados do mundo, vivem como antigamente e basicamente....são PARVOS!", além de que nota-se que esta empresa nem sequer se deu ao trabalho de pesquisar e dar os dados correctos… Ora vejamos: de facto, na nossa Associação, denominamo-nos Escuteiros, mas a Associação nossa irmã denomina os seus Associados como Escoteiros; Crachás?!? Mas desde quando?!? Insígnias e Distintivos, isso sim!!! Farda?!? OK, alguns dizem Farda, outros dizem Uniforme, que será o termo mais correcto e que está a cair em desuso, mas enfim… E desde quando é que um Escuteiro não se sabe orientar com a Bússola?!? Eu pessoalmente confesso que a Orientação não é o meu forte, como também não será para alguns, mas depois de alguns anos nestas andanças, todos acabamos por saber minimamente orientar-nos pela Bússola e ser uma preciosa ajuda!!!
Para terminar, digo sinceramente que não sei se tão depressa voltarei a comprar algo nesta empresa, apesar de já lá ter comprado alguns produtos e nunca ter tido razão de queixa quanto aos mesmos…

Quanto ao “Singing Ai” da TMN, até achei bastante piada, e nem sequer estão a gozar directamente connosco, pois a canção não é tipicamente Escutista... Apenas a cantamos nos Fogos Conselho! Mas mesmo que fosse, o que foi feito, foi apenas uma adaptação da canção sem qualquer intuito prejorativo…

O CNE já tomou uma atitude, quanto à AEP não sei, mas espero que tudo se resolva e que outras empresas não sigam o exemplo desta!

Uma canhota firme e sentida a todos os leitores…

Anónimo disse...

Caro anónimo, quando me referi ao "Singingai" da TMN, não pretendia comparar a esta campanha da "Media Markt". Acho que o anúncio da TMN está engraçado e que a música se adequa muito bem.
Agora até terá mais piada e tudo estar em campo a cantar o "singingai" e aparecer um explorador a dizer "J. Maria...... menos!" :D
Canhotas
Suricata Barbudo

Anónimo disse...

Ó não, claro que não, e eu não pus isso em causa, longe de mim!!! Lamento se tu e mais alguém ficaram a pensar que eu estaria a invocar qualquer tipo de comparação… Não era essa a minha intenção, de modo nenhum!!! E permite-me ainda dizer-te que subscrevo inteiramente o e-mail que enviaste, parabéns!!! E concordo contigo que agora até cantaremos o "Singing Ai" com BASTANTE mais piada e até os putos dizerem: “Ok, já chega! Menos…” Lol!!! Uma forte canhota!!!

Anónimo disse...

So é parvo quem se ofende com as campanhas da MediaMarkt (MM). E parvos estão a ser os escuteiros. Respeito a instituição, mas pelo que se está a ver das reacções ainda se nota uma certa beatisse.

Faltam agora os Presidentes de Junta, os Militares na reseva e as ex-misses se sentirem ofendidos e inundar a net de abaixo-assinados.

Desde que foi fundada na Alemanha (1979) que a MM tem este tipo de campanhas desconstrucionistas e que espicaçam constantemente, mas cabe aos não-parvos não ligar a isso e comprar onde lhes apetece.

Experimentem ir à wikipedia e ao youtube e procurem por 'MediaMarkt'... vão ver que há campanhas bem piores... Vão encontrar uma campanha alemã da MM por alturas do camp. do mundo de futebol de 2006 que básicamente estereotipa e goza com holandeses, ingleses e especialmente polacos (a quem foram chamados de ladrões e que afectou as relações diplomáticas entre a Alemanha e a Polónia).

Quanto à campanha, tem a sua piada, mas nada de mais...

Caros amigos Escuteiros: não sejam beatos, não fiquem convencidos que o Escuteiro é a figura central (daqui a 15 dias é a vez da miss...) e riam-se, que para cinzenta e bafia já basta a vida que levamos na verdadeira parvónia que é Portugal!!!

Anónimo disse...

BTW: este segundo filme "parte a casa"!!! Nâo me ria com gosto desde há uns largos meses!

so manel disse...

NEM MAIS! bravo,Turbilhao pela argumentação.
Não lhes dês cavaco!

Musarenho Incansável disse...

Não me parece que a reacção seja qualquer sinónimo de "beatice". Poderá ter havido em alguns momentos alguns excessos. A mim particularmente também não me afecta grande coisa a mensagem desta campanha. A questão é que o problema vai muito para além das susceptibilidades pessoais. Quando se integra um movimento com a dimensão e a importância educativa, a acima de tudo com a responsabilidade social que o escutismo tem, não nos podemos cingir a olhar para o nosso umbigo. Nesta campanha, além do aproveitamento "ilegal" da imagem do movimento, é passada uma mensagem completamente errada e distorcida do movimento, que a curto médio prazo pode ser(mais)um obstáculo na ostensão dos objectivos. Esquecendo o facto da imagem estar a ser ridicularizada, uma campanha publicitária com finalidades económicas não pode prejudicar o trabalho educativo desenvolvido pelas associações escutistas (e reconhecidas pelo estado como sendo de utilidade pública)apenas com o objectivo do lucro!!!!

Anónimo disse...

Subscrevo...

Anónimo disse...

Esta campanha deve ter sido parida por um daqueles publicitários que tinham 18 anos em 1974... quando se dizia à boca cheia que uma tropa de escuteiros era um bando de meninos vestidos de parvo comandados por um parvo vestido de menino...

Serve para demonstrar que, afinal, alguma "intelligentsia" ainda permanece...

... e já agora: BÚSSOLA não tem dois "u".