segunda-feira, março 22

LIMPAR PORTUGAL - O QUE EU VI...

O céu ameaça não trazer ninguém! Mas vamos aparecendo… um a um.

Não somei bem o número final, mas andamos perto dos 90!! Chegamos, largamos o nome numa folha completamente salpicada!

Escolhe-se um par de luvas, recebe-se uma t-shirt, sem ter que escolher, sem ter que fazer prova - são todas XL -, mas para onde pensamos que vamos (porque a esta hora ainda só sabemos que vamos Limpar para a Estrada Militar), estamos longe de imaginar que a "XL" que vestimos é apertada demais para uma realidade que às vezes parece só ser possível de ver em filme! Ficamos às portas do bairro, temos que aguardar pela Policia Municipal.

A nós, junta-se uma meia dúzia de pessoas da Damaia que responderam ao chamamento. Vem também o 412 de Alfragide.

Recebo o primeiro sinal de que há imagens que me podem perturbar, quando o Grupo se "separa"! "...a sério, Rui, aqui em cima é melhor ficarem só os mais velhos… o Rui já vai entender porquê…", diz-me uma das coordenadoras!

Enquanto Exploradores "varrem" de uma ponta a
outra a Estrada Militar, nós seguimos em frente.

Ainda antes de entrarmos, somos recebidos pela comissão de moradores do Bairro. Gente simples, sorridente… boa gente! Entramos um a um, por entre guetos, onde ninguém se cruza, porque não há espaço para dois. Viramos uma esquina, cruzamos por outra… sem sinais, sem marcações!

A garantia do caminh
o de volta é o cordão humano que fazemos ao longo de uns bons 200 metros… entre a clareira de lixo gigantesca mesmo no coração do bairro e cá fora!!! Sim, "cá fora", onde voltamos a ver a Damaia, onde voltamos a ver prédios, onde a vida corre… como nós a conhecemos!

Fiquei uns bons segundos a olhar para aquilo. Eu e os meus putos. Eu e o Clã. Eles, os do Bairro, entram tranquilos, porque aquilo (a que simpaticamente chamamos lixo), cruza-se com ELES diariamente… e por isso, enquanto nos amontoamos à entrada, enquanto me tento organizar para definir por onde e como vamos começar, já ELES, os do Bairro, estão com umas tábuas na mão, já eles separam uns azulejos, já se agarram aos sacos pretos, que no meio daquilo tudo, parecem ser tão pequenos para servirem para alguma coisa.


Há imagens que valem mais que mil palavras… e cada palavra em que penso quando me vêem estas imagens à memória fico sempre com a ideia de que fica tanto por dizer!

Há sentimentos que se baralham
, há sinais de um misto de felicidade e de "nervoso" que melindra!! Há Clã e Pioneiros completamente entusiasmados mas com uma irritação permanente porque cada hora que passa tiramos tanto lixo e parece que está tudo na mesma! Mas não está…

Esquecemos o almoço e continuamos, porque queremos tirar dali tanta coisa, mas há outra tanta que insiste em continuar! Enchemos sacos, arrancamos madeira, dobramos colchões, tiramos garrafas, separamos cobertores, desviamos azulejos, separamos o plástico… Quem está lá dentro não se apercebe do que vai saindo de mão em mão num corredor humano que não se cansa.


É impressionante. É v
erdadeiramente impressionante, o que se faz em apenas 5 horas. É um amontoado gigantesco que é passado para a beira da estrada, onde a Câmara vai chegando com um camião! E parece impossível que isto tudo nos tenha passado pelas mãos!

Fico incomodado, com a quantid
ade de lixo que passou do coração do bairro, desviou em cada esquina do gueto, continuou até ver céu, até ter ângulo para ver prédios que estão mesmo ali ao lado!

Eu sei que nós não mudamos o mundo, mas não tirámos da cabeça, que O queríamos deixar um pouco melhor que do que o encontrámos, muito melhor do que o encontrámos… assustadoramente melhor!


Tivemos uma grande actividade! Isto é civismo, é serviço! Isto é o que de mais puro temos para dar!

Eu não falo de Escutismo… isto vai muito mais além! Eu falo da oportunidade que nos deram de olhar e de nos olharmos a uma realidade que não sendo a nossa não nos bloqueou, não nos fez parar… e por isso agimos! E por isso crescemos!


E tudo isto… aqui tão perto!!

2 comentários:

Joana disse...

Foi fantástico. Fomos todos fantásticos :)

Unknown disse...

simplesmente Muito Bom... PaRaBÉns!!! essa força e atitude que só quem Vive as coisas com essa intensidade consegue sentir!!! são Voçês, são UNICOS!!