segunda-feira, julho 4

THE YELLOW KIDS

Olho para trás para tentar encontrar respostas que sinceramente… não encontro!

3 conhecidos "desconhecidos" que conheceram o 4º numa festa de final de ano escutista do ano passado. Uma menina, com vontade de dar uma "mãozinha” (como me disse timidamente, na altura), que foi sendo "pressionada" pelo "cúmplice" que encontramos lá em casa, e que rapidamente transformou a "mãozinha", numa verdadeira mão cheia de vontade, de sorriso e last, but not least… de verdadeiro conhecimento! Mas para o caso disto tudo não resultar, esta "mãozinha", trouxe mais uma ajuda: a ajuda possível, mas genuína! E com isto, tentamos criar qualquer coisa.. Qualquer coisa, que muito sinceramente estava a milhas dos meus melhores pensamentos. Qualquer coisa que funcionasse, que fizesse crescer uma secção que afinal é a base disto tudo!

Entramos num desafio giro, de transformar, de ensinar, de criar "espírito", de injectar mística, de garantir valor! E fomos dizendo que "sim", e que "sim", e "é claro que pode entrar", e "venha no próximo fim de semana"…e quando demos por nós tínhamos vinte e tal! 5 Lobitos e tudo o resto era "tiro-no-escuro", de putos que poderiam ter ficado, um fim-de-semana, um mês… ou que poderiam ter chegado ao fim!

Fizemos o que muitos diziam que Eles não conseguiam fazer, andaram o que a maioria pensava não ser possível! Palmilharam Montanto várias vezes, subiram ao Castelo de Sintra à chuva, ainda com a vontade de conhecer o Travesseiro da Piriquita, varreram Lisboa Tradicional, subiram a um dos pontos mais altos da Serra D'aire, aprenderam o que são sinais de pistas, acamparam, comeram à fogueira, fizeram comida selvagem, aprenderam a fazer nós, souberam montar tendas, "dominaram" a canoagem, fizeram a Promessa, sorriram, choraram, gritaram, amuaram, venceram medos, aprenderam a ouvir, quiseram ser ouvidos, dançaram o King Kong, começaram a olhar uns para os outros, a protegerem-se, a dar a mão quando era dificil passar a lagoa, a aprenderam as expressões "queres ajuda", a partilhar o almoço, a perceber o que é o S. Jorge, puseram um Agrupamento a olhar p'ra Eles… começaram a perceber o valor de Valores!

Das 3000 conversas que tenho, não sei bem como é que isto aconteceu assim… mas eu aqui também sou novo!! Sei sim que foi um ano rápido, um ano espectacularmente rápido!

E por isso, hoje sei que conseguimos, em momentos e por momentos, tirar o melhor desta gente, mas tenho a certeza que há uma cambada de putos de palmo e meio que tiraram definitivamente o melhor de mim… de nós!!!

Gente que me ensinou (e as professoras também), que às vezes tenho mesmo que contar até 10, até voltar a sorrir e responder com um sorriso nos lábios, que não importa as vezes que se repetem as coisas, porque aqui o tempo da´para tudo, e que montar uma tenda pode demorar 1 hora, mas se for preciso também pode ser o programa para uma manhã inteira, que não vale a pena manda-los dormir quando se vê o brilho nos olhos com uma fogueira gigante que não pára de os iluminar, que às vezes as últimas garfadas têm que ser negociadas, que alguns fazem silêncio 2 horas depois de se deitarem, que aquelas tendas são uma organização desorganizada, que as actividades do dia são muito mais fortes do que o sono da manhã, que não é necessário estar "sempre" a recontálos… porque de facto quem sabe, tem sempre tudo controlado… e tem mesmo!!!

E é aqui que vejo a mudança, que sinto o crescimento! Aqui tudo passa, porque é impossível não sorrir, mesmo quando falamos sério e eles não param de mostrar os dentes com um sorriso de orelha a orelha! Aqui é um full time como nunca tinha tido. Aqui transforma-se e eles transformam-nos, aqui vejo como eram, e hoje noto o que aqui são.

Aqui os olhos têm que estar lá… com eles e para eles… aqui é tudo tão simples, tão lindo... tão puro!

Diz que se faz caminho, caminhado!! Pois faz!!!

Até Outubro...

13 comentários:

Joana Lima disse...

Epá... :)
nem tenho mais nada a dizer.
Joana Lima

joscout disse...

Quando as competências e a motivação estão lá, os resultados só podem ser muito positivos…

Gostei desta reflexão final, pois permite preparar a próxima “época” com a noção da realidade, isto é, em que ponto se encontra a secção. Permitindo definir novas estratégias e objectivos, cada vez mais ambiciosos.

Antónia Beatriz Almeida disse...

É verdade! Passou depressa, este ano! Quem (me) diria?!
Loucura, ousadia, aventura, medo, desafio, ponderação, teimosia, ingenuidade, sabedoria, entusiasmo, alegria, tristeza, saudade, pavor, drama, generosidade, egoísmo, pressa, preguiça, stress, cansaço, sono, felicidade, infelicidade, dúvida, certeza, sei lá mais o quê…
Foi assim este ano! um conjunto de emoções contraditórias! Foi um caminho rápido, vivido com a pressa de transformar um grupo de gente pequena numa Grande Alcateia! Uma pressa vivida com a urgência imposta por quem está de passagem... para os exploradores! Ou com a urgência do entusiasmo de quem é o mais pequeno entre os pequenos… aos pulos e aos saltos!
Exigiram muito e deram mais! Muito mais, mesmo!
Se há dias uma mãe agradecia por fazermos a sua filha mais feliz, hoje agradeço aos pais e lobitos que aceitaram também fazer parte das nossas vidas! Enriquecemos as nossas experiências e um dia… as nossas memórias!
Esta Alcateia, à semelhança de outras anteriores, inspirou muitos que já foram lobitos a (re)descobrirem o melhor que há em si.
Graças a todos vós, sem excepção, este ano ainda não foi o último!

Anónimo disse...

Obrigada por tudo! Por ajudarem a minha filha a crescer, a deixar as fraldas e a ser mais responsável e atinada...espero eu... ha ha ha
Até Setembro!

PS. Lá em casa os medicamentos são todos em litros...faz efeito mais rápido!! ha ha ha

Anónimo disse...

por isso é que lhe demos 7 litros logo na 1ª noite...:)))!!!

resultou, não resultou:))??

Vice

Joana Beles disse...

"vão lobitos, é o vosso dia..
está na hora de esplharem a vossa magia ! "

E não é que espalharam mesmo?

Foi muito bom !

o que eu dava para ter sido lobita ! :)

Vice... disse...

Pá... óh Antónia... agora é que li com atenção aquilo que escreveste!!!

Tás a ver o que é que escreveste????? Então pensa...:)))!!!

Musarenho Incansável disse...

Muito Bom!
Felizmente tive a oportunidade de comprovar tudo isso no último fim de semana.
Grandes Lobitos! Grande Equipa de Animação! Grande Alcateia!!! Parabéns a todos!

Vice... disse...

Grande Clã, pá!!! Esses gajos tb lá estiveram... em grande!!!!!!

Anónimo disse...

Obrigada a todos por tudo.
O meu lobito ao fim de meia hora de chegar do acampamento disse que já tinha saudade dos escuteiros (de lágrima no olho).
Beijo grande
Mãe do Ricardo Oliveira (lobito)

Pedro Barbacena disse...

Muita bom!
Não sabem como foi enriquecedor partilhar este último acampamento com vocês, sabe mesmo bem ver que a Iª está aqui para ficar =D

Andreia disse...

Bem, deixaste-me com a lágrima no olho... :)

Andreia IVª

Anónimo disse...

Uma grande alcateia, uns grandes putos :) Sem dúvida!

Ana Fangueiro IVª