quarta-feira, agosto 9

RIO ZÊZERE – DIA III – 29/07


Paragem estratégica (e profissional), para preparar os 7 dias de férias a que tenho direito... mas a aventura no Zêzere não ficou de forma alguma esquecida!
Vamos lá então...



A manhã foi igual à de ontem:fantástica, e com uma sensação de posse... talvez da ilha que continuava a ser só nossa!

Ritual da manhã, o mesmo.Uns Chocapic rápidos, entre 3 ou 4 mergulhos a acompanhar os 20 e tal graus que já se faziam sentir quais 9 da matina!

Mochilas, transformam-se em “blocos pretos”, as canoas são religiosamente artilhadas, como se de peças de puzzle se tratassem, trocam-se algumas posições, encontramos alguns “lemes” novos, o que pode indiciar que algumas canoas irão transformar o percurso da manhã de 3 / 4 kms, em... bom...

O entusiasmo daquela água é por demais evidente. O espirito do Grupo vem ao de cima. Olha-se para a carta topográfica existente em cada canoa, comenta-se que “aquela manga, é esta aqui no mapa”, matam-se novamente saudades de caminhos já remados, canta-se, faz-se uma ou outra remada mais forte, em que escapa alguma água p os de trás... tem-se de novo um Grupo um bocadinho mais a sério... já visto a espaços, este ano... em Grande, há ano e meio!

Pena que a vossa garra só se veja nas cenas que vos dão mesmo este prazer!

Como alguém diz: está lá tudo, mas é diferente! Duvido... mas estamos cá para falar, um jantar destes!

O telefone vai tocando. Vão-se trocando umas mensagens. Alguns preparam-se para um Grande momento. Alguns vão rever alguns dos responsáveis por aquilo que alguns são hoje.

11 da manhã, temos a ilha onde vamos dormir a escassos 500/600 metros de onde decidimos almoçar. Passamos o “ponto de fresco” que tinhamos planeado na sede, e sem parar a remada, decidimos avançar um pouco mais.

Encostamos a mais uma manga. Uma prainha bem à maneira. Encontra-se sítio para a Grande Reunião... e quem sabe, vai tratar dos putos!

5 Euros, 2 melões e uma melancia... acompanham a salada de atum com feijão-frade c a famosa salada de tomate “à la Javali”!

A tarde é séria. Das 14 às 17h, e antes de voltar ao rio, falamos com eles como nunca falamos. Perguntamos, questionamos, responsabilizamos.

Engraçado. Há perguntas que não conseguem ser respondidas... nunca conseguirão. Há frases que nunca vão entender, porque tudo é diferente... demais! Ou isso, ou somos nós (que também assume contornos de grandes possibilidades...)!

A tarde foi até um pouco assustadora. Dissemos-lhe o quanto contamos com eles. Se calhar não deveriamos ter dito ainda (pelo menos tanto). Mas se calhar isto também é crescer! Se calhar...

Como o calor ia além do sol lá em cima, mandámo-los à aldeia. Comprar gelados!

Talvez encontrassem pelo caminho um jipe seguido de uma mota. Talvez lhes perguntassem se são do 255 e se estão a descer o Zêzere de canoa. Talvez lhes oferecessem 2 chouriços, aos bons velhos tempos!

Talvez se recordassem que foram eles que nos ensinaram algumas das coisas mais importantes da vida.

Talvez se lembrassem das histórias que se iam contando, de como se fazia e desfazia uma construção, de como se tirava uma prova de higiene (onde roer as unhas era chumbo certo).

Talvez encontrassem o Pedro Nuno e a Cristina, que tinham rebentado o carro dois dias antes para nos ir ver, e que, apareceram dois dias depois, para nos cumprimentar com a esquerda... aos bons velhos tempos!

O sorriso dela continua igualzinho, a energia dele já tem seguidor. O espirito ainda lá está (não querem voltar eheheheh?). Foram ter connosco, como se ia, ontem, sempre que uma secção ia acampar... lá estavam todos à noite, para se colar ao jantar e ao fogo de Conselho!

1 hora, que soube a pouco, mas que deu para matar saudades. Ficaram até a última canoa sair em direcção à conquista da nossa 2ª ilha.

Uma vez mais contra o vento, a última ilha foi conquistada, e todinha só para nós! Ainda fizemos uma visita à do lado (4 vezes maior), mas algo nos dizia que deveriamos optar pela mais pequena... e tinhamos razão...!

Mergulho, jantar, dormir. Era bom aproveitar a última noite de uma equipa de animação irresponsável!

Sim, porque a partir da meia-noite, a média de idades alterou-se!

Até amanhã.... Com uma noite/madrugada nada CALMA!

Sem comentários: