
Espero que tenha bons resultados futuros.
Estarei por terras chocolateiras a trabalhar.
Espero que tenha bons resultados futuros.
Estarei por terras chocolateiras a trabalhar.
“O Escuta protege as plantas e os animais”
Olhando para os 10 artigos da lei do escuta apenas a o 6º nos remete para a vida na natureza. Apenas um, mas não deixe de ser demonstrativo da importância que este elemento tem para o escutismo. A natureza é de facto o cenário principal para as nossas actividades e para a nossa aprendizagem enquanto escuteiros.
Sabemos que a Natureza tem sofrido vários atentados provocados pelo homem. Enquanto escuteiros qual tem sido o nosso contributo para alterarmos este cenário? E de que forma isto nos afecta? Ultimamente temos visto as nossas actividades ao ar livre limitadas com várias leis recentes como são o caso da “lei dos acampamentos ocasionais” e a “lei de proibição de foguear”. De que forma podemos ultrapassar e adaptar-nos a estas novas realidades sem abdicarmos deste elemento fundamental do método que é a vida na natureza?
Sabendo que durante a sua caminhada escutista os nossos miúdos atravessam várias fases da sua idade evolutiva, é natural que o quadro de valores vá evoluindo de secção para secção. Estaremos nós aplicar a mística da forma mais adequada? Deverão a mística de cada secção ser estanques ou ir evoluindo, alterando-se de forma a se adaptarem à evolução dos tempos?
Continuam as várias místicas e simbologias actuais a fazer sentido para os nossos miúdos?
Participa e dá a tua opinião…