quarta-feira, setembro 27

Indaba dos 40

Método Escutista: Vida na Natureza


“O Escuta protege as plantas e os animais”


Olhando para os 10 artigos da lei do escuta apenas a o 6º nos remete para a vida na natureza. Apenas um, mas não deixe de ser demonstrativo da importância que este elemento tem para o escutismo. A natureza é de facto o cenário principal para as nossas actividades e para a nossa aprendizagem enquanto escuteiros.

Sabemos que a Natureza tem sofrido vários atentados provocados pelo homem. Enquanto escuteiros qual tem sido o nosso contributo para alterarmos este cenário? E de que forma isto nos afecta? Ultimamente temos visto as nossas actividades ao ar livre limitadas com várias leis recentes como são o caso da “lei dos acampamentos ocasionais” e a “lei de proibição de foguear”. De que forma podemos ultrapassar e adaptar-nos a estas novas realidades sem abdicarmos deste elemento fundamental do método que é a vida na natureza?

2 comentários:

Falcao Exigente disse...

Apesar das condicionantes legais, o que importa na vivência na Natureza é levar os jovens à descoberta de novos sentidos: visões deslumbrantes, cheiros, sabores, etc, ... à descoberta dos nossos limites, a ousar o (im)possível, a alargar os horizontes, a viver em harmonia connosco, com o nosso grupo e com o meio envolvente.

O desenvolvimento sustentável mais do que um chavão é algo que só pela vivência é que pode ser interiorizado pelas gerações mais novas. Dezenas de acções de sensibilização em cidade pode ter menos impacto du que uma semana na natureza, sem casas, telemóveis, etc, ...

Estaremos nós a explorar convenientemente as potencialidades pedagógicas que a vida na natureza nos faculta ?

Vice... disse...

Concordo contigo Falcão. Acho que de facto não estamos a explorar as potencialidades que a vida em natureza nos faculta.

Mas acho que as condicionantes legais também condicionaram/intimidaram em muito o espirito de "natureza selvagem" que fazíamos há uns anos.

E mais ainda quando sabemos que não é só uma lei e que já houve vitimas escutistas do denominado campismo "sem a tripla autorização" :))!!

De todo o modo, penso que podiamos ousar um pouquinho mais no que a locais de acampamento diz respeito...

No limite... p os Socalcos eheheh!!!