quarta-feira, novembro 28
RESUMO DE MAIS UMA REUNIÃO...
Dias - apareceu às 23.30... só comeu;
Patricia - Comeu 3 pratos e disse que ficava responsável pelas ementas do acampamento de Natal;
Rui Pires - Bom... esse senhor fez tudo... inclusivé o atelier da animação da fé!!
Palavras p'ra quê!!!
Tão cedo aqui, não comem...
segunda-feira, novembro 26
COMEÇOU A ÉPOCA...
domingo, novembro 25
Pintar sorrisos... projecto natal Guiné Bissau
Venho falar-vos de um projecto que está a ser desenvolvido pelos professores em Bissau.. visto ser natal e termos uma nossa antiga escuteira ( Sofia Garcia) a trabalhar em Bissau como professora tomei a liberdade de divulgar este projecto aqui no blog.
Este projecto é totalmente credivel, não fosse estar uma escuteira do nosso agrupamento envolvida claro :P
É Natal!! Vem pintar sorrisos!!!
Tal como as crianças portuguesas, as crianças guineenses também sonham a cores. No entanto, muitas delas não têm meios para os colorir. Para isso contamos contigo.
Somos um grupo de professores portugueses do Ensino Básico a trabalhar na Guiné-Bissau. Fazemos parte de um projecto da Cooperação Portuguesa – Programa de Apoio ao Sistema Educativo da Guiné-Bissau (PASEG). Estamos a trabalhar com crianças que não têm acesso à maioria dos materiais que tantas crianças portuguesas têm em excesso.
Ajudar é fácil! Custa 2,80€ e uma ida aos Correios.
Nos Correios existe uma modalidade de “correio económico”, um regime especial para o envio de encomendas para este país. O peso máximo permitido é de 2 Kg por pacote. Para mais esclarecimentos podes consultar o seguinte endereço: www.ctt.pt
Faça as nossas crianças sorrir com:
- canetas de feltro;
- colas;
- guaches;
- aguarelas;
- lápis de cor;
- lápis de carvão;
- tesouras escolares;
- fita-cola;
- borrachas;
- afias;
- plasticinas;
- ...
Envia o teu sorriso (contributo) para:
Cooperação Portuguesa – PASEG
Ao cuidado do Ensino Básico
Apartado 24 Bissau
Guiné-Bissau
Juntamente com o material, envia-nos o teu e-mail, que nós enviaremos o sorriso prometido.
Passa esta mensagem para que mais crianças possam sorrir!
As crianças da Guiné-Bissau agradecem!
quinta-feira, novembro 22
Foi assim, porque tinha que ser (Parte III)
Nota do autor: O texto que se segue foi pensado e redigido na pausa entre o estudo de funções contínuas e o teorema de Bolzano-Weirstrass
"Certo dia B.P. disse que era como um grande carvalho que largava as bolotas do escutismo por todo o mundo.
Ele era um grande carvalho isolado na floresta da vida, hoje em dia são milhares, se não milhões, de carvalhos espalhados por todo o mundo. Certo dia, caiu uma bolota especial, a bolota 29. Ela germinou, cresceu, tornou-se forte e deu origem a muitos ramos e frutos. Como na parábola do semeador, umas caíram sobre a estrada, outras sobre os espinhos, mas algumas caíram em terreno fértil e germinaram.
Pois bem, assim estávamos nós até há poucos meses. Jovens árvores, umas maiores do que outras, fazendo jus ao significado da nossa saudação. Os com mais uns ramitos protegem os mais novos. Certo dia chegou o Inverno e, como toda a gente sabe, está na altura de transplantar alguns dos carvalhos para um sítio diferente.
Estarão as árvores mais jovens desprotegidas? Irão elas fenecer face aos mais duros Invernos e aos mais escaldantes Verões?
Não.
Simplesmente não.
Porquê? Porque elas são fruto de semente em bom solo, penso eu que foram ensinadas a resistir ao vento e a aproveitar a chuva, mas ainda lhe falta muito caminho a percorrer.
Muito caminho pela floresta da vida a avançar.
Quando as ervas daninhas vos cortarem o caminho. Usem o machado.
Quando anoitecer e não virem para onde vão. Consultem a Rosa-dos-Ventos.
Quando se cansarem e o suor cobrir o vosso corpo. Purifiquem-se com a gota de água.
E mesmo se isto tudo não bastar, peçam ajuda.
Nós estamos cá.
Quando se sentirem vergar, sentem-se à volta da fogueira, para que possamos partilhar o pão e a Palavra. Quando se sentirem exaustos partilharemos a Tenda, dividiremos o peso pelas Mochilas e apoiar-nos-emos juntos na vara bifurcada.
Porque afinal, somos frutos da mesma árvore.
Crescemos juntos e aprendemos juntos. Demos sombra mutuamente e aguentámos juntos as tempestades.
Mudámos de canteiro, mas não mudámos.
Porque no final, nós não somos muitos.
Somos um.
Somos as gotas de água, diferente de todas as outras, que se juntam para fazer o rio correr livremente.
Como diria Bertold Bretch: “Toda a gente fala do rio que corre furioso, mas ninguém se lembra do quão violentas são as margens que o oprimem.
Somos o graveto que faz a fogueira crescer.
Como diria Carlos Silva: “O fogo é símbolo de destruição, mas também é de renovação”
Somos muitos, mas caminhamos num sentidos.
Juntos Somos um."
...
Foi assim, porque tinha que ser (Parte II)

FOI ASSIM, PORQUE TINHA QUE SER... (PARTE I)
quarta-feira, novembro 21
Foi assim, porque assim tinha de ser...
Chegámos à sede dos AEP de Sintra. Cada vez mais as nossas cabecinhas iam pensando secretamente naquilo que se ia passar e como se ia passar. Será que ia haver muita emoção, muita choradeira? Será que ia correr tudo como tinhamos imaginado? Sim, pensavamos nisso, inevitavelmente.
terça-feira, novembro 20
Porque é que sou escuteiro
Pode ser que concordem com algumas coisas, outras nem por isso, mas com certeza que surgirão alguns sorrisos, e se isso se concretizar ja valeu a pena...
Aqui vai irmãos escutas:
Já alguma vez te perguntaste porque és escuteiro?
A resposta e simples...Tens algo que fazer aos sábados porque, encontras as pessoas que realmente valem a pena. Vais acampar, por vezes dizes que não o voltaras a fazer e no entanto voltas a ir. De certeza que o teu melhor amigo (a) lá esta, e talvez a pessoa que amas também, e se não está tentas leva-la para o grupo.
Aprendes algo de novo ensinas algo a alguém... Os miúdos vêem te como um exemplo a seguir e tens um exemplo a seguir
Numa festa tua tens mais escuteiros do que colegas de escola e mesmo assim os poucos que lá estão são os que são importantes.
Comes do mesmo prato que os teus companheiros e recordas os momentos divertidos que passaram a noite quando estavam prestes a dormir.
Preocupas te tanto com a teu bando, patrulha ou equipa como se fossem a tua família. O teu dirigente e como um segundo pai ou como o teu irmão mais velho.Parece te por vezes invulgar porque guardas tanto respeito ao teu chefe de secção. Vêem te como um bicho raro na rua.
Quando vais a algum lugar e a chuva te molha sabe sempre pior do que num acampamento.
Quando voltas cansado de um acampamento 99% das vezes chegas a casa comes como um abade tomas um banho e vais dormir.
Os teus pais aprendem a confiar mais em vocês pelo simples facto de serem escuteiros e não se sentem embaraçados por dizerem aos seus amigos que o seu filho ou filha é escuteiro enquanto que estes perguntam "o que é isso de escuteiros" , "quanto se paga para matricular o meu filho nos escuteiros?"
As pessoas que não sabem o que e ser escuteiro gozam contigo enquanto que te sentes mais orgulhoso e contente por saberes que essas pessoas não sabem o que perdem.Pões toda a gente ao teu redor de boca aberta e atentos sempre que contasaventuras que passaste em acampamentos e actividades.
Se és rapariga não falta quem te diga "como e que gostas de uma coisa que é para homens?
"Se és rapariga dás-te conta em como os rapazes da tua patrulha te tratam bem e não te discriminam por seres rapariga
Se és rapaz por vezes reparas em algumas raparigas que olham para ti em vez de outros rapazes por estares uniformizado e se participas numa actividade nacional ou internacional é garantido que arranjas pelo menos 5 emails de raparigas.
Adoras mandar-te para uma montanha por mais bravas que sejam as condições e por mais difíceis que sejam as noites ao ouvires alguém a ressonar dentro da tua tenda ou ao sentires o chulé de alguém.
Ao encontrares algum escuteiro que conheceste a muito tempo sentes sempreuma sensação de alegria e das lhe uma forte canhota
Na vida fora dos escuteiros finges ser uma pessoa mas nos escuteiros não consegues evitar seres tu próprio.
Quando te sentes em baixo sabes que tens sempre um amigo escuta que te ouve e que mostra o caminho.Tens sempre um escuteiro que sabe os teus segredos. Ao chegares a tua sedesabes sempre que tens gente que te quer ver e estar contigo.
Gostas de ver chegar alguém novo ao teu agrupamento e observas a maneira boa ou ma de como se comporta na sua actividade e isso faz-te recordar o teu primeiro dia nos escuteiros e como sofreste com as actividades desse dia mas sabes que essa mesma pessoa vai gostar de ser escuteiroNum acampamento e quase certo que se adormeceres as 6 da manha as 7 o teu chefe ta a dar a alvorada e não tens hipótese senão passar o dia com umasoneira terrível
Pões te a ler este texto e dás-te conta que muito do que aqui foi escrito é simplesmente verdade e ao manda-lo aos teus amigos escutas sabes que eles vão ter a mesma reacção que tu, porque todos passamos e sentimos o mesmo ao ler isto.
As vezes sentes-te triste ao encontrar pessoas que te dizem "esse uniforme e estúpido e ridículo" e tu pensas,"Vocês e que não são escuteiros não percebem nada do que isto significapara mim"A comida e sempre saborosa mesmo que tenha restos de carvão ou sabor aervas e terra.
Se tens medo dos animais da noite parece que desaparecem ao fazeres jogos nocturnos.
Por fim um escuta e uma pessoa feliz e responsável que tem confiança em si mesmo.
A beleza disto e conhecer gente de fora que nunca conhecerias se não fosse pelos escuteiros e por vezes choras nas despedidas por uma pessoa com quem estiveste só por 3 ou 4 dias e ficam para sempre no teu coração.
Nas fotos de grupo há sempre 10 ou 20 maquinas fotográficas para tirar fotos porque todos querem ter uma recordação desse momento
Ris com o kim novato que vai ao seu primeiro acampamento e se corta numa mão com um tronco de árvore e fica exausto num raid que no fim acabas por ajuda-lo
A tua promessa fica para sempre gravada na tua memória
Os acampamentos começam antes de encontrares todos aqueles que contigo vão acampar. Por vezes nem consegues dormir só com a ansiedade de partir
Sentes com mais força o abraço dos teus pais quando voltas de um acampamento...As caminhadas que os teus chefes parecem curtas mas parece que andaste uma vida inteira quando só fizeste 5 kms. As noites passadas a volta de uma fogueira a falar de história passadas e a recordar aventuras vividas ou a cantar e a tocar guitarra.
Chegas a conclusão que o comilão da tua patrulha come sempre tudo o que a patrulha tem para comer. Recordas que as vezes o chão se movia nas latrinas... E há sempre alguém que se quer aproveitar da tua inexperiência de acampar mas sentes te útil ao ires buscar lenha.
Estas tranquilo com os teus irmãos escutas e não suportas que nada nem ninguém diga mal do teu agrupamento.
Vês que a cor do teu lenço, meias e calções vai mudando conforme o uso que tem e sentes te orgulhoso por teres um uniforme quase sem cor porque sabes que com ele passaste por muitos sítios e aventura.
Espero que tenham gostado e se assim o acharem partilhem, afinal...
Ser escuteiro para nós é isso... é sentir, cada um sente á sua maneira, mas temos uma coisa em comum... Sentimos com muita intensidade!!!
terça-feira, novembro 13
SOMOS UM GRUPO-LIÇÃO Nº1
quinta-feira, novembro 8
TENHO ALGO PARA VOS DAR

HÁ UM ANO... ELA ESCREVIA ASSIM...

Ter uma parte do céu no azul de cada um dos nossos lenços;
Ter um "pedacinho" de Deus na alma.
Contribuir para que cada pedacinho se vá juntando a outro pedacinho, construindo assim um céu imenso, fruto do conjunto de muitos pedacinhos.
Viver numa busca incessante de algo que por vezes nem identificamos claramente;
Constatar que já não somos crianças e, olhando, vermos o mundo à nossa volta e sentirmos um desejo imenso de o transformar, ajudando a construir um mundo melhor.
Ser gota de água que fervilha com vida no seu interior, que descobre coisas novas em cada momento, que necessita de modelos e de algo com que se identifique, que procura mais, que quer descobrir mais, aprender mais, saber mais.
Procurar, como os antigos Navegadores, pioneiros na descoberta de novos mundos, o verdadeiro caminho, o rumo certo, seguindo, pela Rosa dos Ventos, os azimutes correctos em direcção ao Pai.
Colocar ao serviço dos outros as nossas aptidões, partilhar com eles a nossa própria existência.
Viver em Equipa, percorrendo juntos o caminho traçado, onde cada um tem o seu papel, indispensável e insubstituível.
É estar em comunhão ao serviço do próximo e de cada um, ao serviço de Deus e da comunidade, fiéis ao princípio de boa acção e da ajuda aos mais necessitados, cumprindo a missão de enviados que Cristo confiou a cada Homem.
É mostrar aos outros as nossas descobertas e novas capacidades.
É nesta interacção com os outros que a gota de água forma um riacho, se constrói uma corrente orientada, seguindo uma direcção e um sentido estabelecido.
Cada um de nós é esta gota de água, que pode ainda juntar-se a outras formando riachos em torrente que marcam e transformam o mundo, numa demonstração clara da nossa força e da nossa vitalidade...!"
E NÃO É QUE É MESMO ISTO...!
segunda-feira, novembro 5
RIR...
"O Instituto Português de Oncologia (IPO) está a angariar filmes VHS ou DVD's para os doentes da unidade de transplantes que estão em isolamento.
São crianças e adultos que precisam de um transplante de medula e de estar ocupados durante o tempo de internamento.
O IPO aceita todos os géneros de filmes, mas a preferência vai para a comédia. Numa altura menos feliz das suas vidas, um sorriso vai fazer bem a quem passa dias inteiros numa cama de hospital. Rir é sempre um bom remédio."
RIR É DE FACTO UM EXCELENTE REMÉDIO!
Podem entregar os filmes na sede, no GRUPO PIONEIRO. Nós faremos a entrega no IPO.