sábado, fevereiro 16

Carta de Clã

Caros caminheiros /as

Cada momento da vida de um caminheiro deve ser uma tentativa para fazer todos os possíveis por cumprir o que prometeu pela sua honra na Promessa.
No entanto, deve ter sempre presente, e por estes pautada a acção, os valores do escutismo e a fé cristã.

Assim:

Como berço do protótipo do Homem - Novo, o clã II da Damaia tem como objectivo:

Entrar em contacto com diversas e variadas realidades, enriquecendo o leque de experiências pessoais do Caminheiro, permitindo assim que este seja mais esclarecido, possibilitando uma visão do mundo de uma perspectiva mais abrangente. O Caminheiro está então em condições de intervir e deixar o Mundo um pouco melhor do que o encontrou.

O clã deve ser coeso, forte e fraterno. Por nenhum motivo deverão existir cisões intransigentes no seio do grupo, pelo contrário, deve-se fomentar a união e respeito entre os vários elementos.

Todo o Homem é semelhante, no entanto único. Assim, todos os Homens têm os mesmos direitos e deveres e é imperativo que o Caminheiro respeite a semelhança entre todos, assim como as diferenças.

O lema da IV secção: "Servir" é um dos pilares basilares da vida em clã, como tal, é esperado que o Caminheiro procure vias para dar vida à divisa e explorar pontos

O Caminheiro é um cidadão atento e cumpridor dos seus deveres cívicos. Para tal, deve participar nos espaços de reunião aos quais tem assento, a fim de debater os assuntos referentes à comunidade, ao agrupamento, ao clã e à sua pessoa.

O Caminheiro deve procurar êxito pessoal nas várias vertentes da sua vida, para que possa sentir-se realizado e através dessa realização ser útil para a comunidade.

O Caminheiro como individuo e o Clã como grupo, deverão tentar fomentar o seu crescimento com base na mística e simbologia da IV secção.

Por fim, a procura constante de Deus, alargamento e consolidação da fé é um compromisso com o qual o Clã quer regrar a sua existência.

Assim, tenho vos a dizer caros caminheiros e caras caminheiras que com o compromisso desta Carta, vós podereis tornarem se Homens – novos fortes e com vidas bem regradas.



Boa caminhada
Ps: para ñ dizerem que o clã não faz nada...

1 comentário:

Anónimo disse...

Grande Documento, do qual me orgulho muito.

São bons augúrios!