.jpg)
Um sitio brutal, com um céu único!!!
Sem as luzes da cidade, sem carros sem café, perdidos no fim do mundo... Só nós e O PROJECTO:
O EMPREENDIMENTO: "Ele não corre sem Rumo e Nós também não"
Ass: GRUPO 29!!!
Depois de uma semana completamente catastrófica, fui ver-te a pensar que nas míseras 5 horas que faltavam para isto tudo acabar, mais nada podia acontecer!
Ligaste-me... 1 hora depois, fomos nós os privilegiados!!!
A minha voz tremeu como nunca tinha tremido... Aliás, nesse dia, a minha voz tremeu várias vezes! Ao início da noite, em conversa com um telemóvel a caminho da Ameixoeira, comentava-se a "fase" de descompressão positiva e lembro-me de ter dito, que, a mim, ainda me faltava mais uma “guerra”, porque sentia - como nunca - que “ia ser hoje”!
Escrevo-te (ainda que cirúrgicamente atrasado), porque a tua felicidade me deu uma paz de espírito interessante. Mostrou-me de forma clara, como se deve manter o rumo, alertou-me de forma genial, para a definição de prioridades, em todas as tarefas importantes com que somos confrontados.
Gosto, porque - como nos ensinaram - vives na 1ª pessoa do plural, admiro-te, porque conversamos todos em tua casa, no teu dia, e é bom ver como falamos a mesma linguagem, como não nos deixamos enganar, ou melhor, deixamos... Mas é o risco que queremos e insistimos em assumir... como dizes, e bem, "... Nós somos assim..."!
É fixe, é fixe ver a tua tranquilidade, é bom dares-me a entender que mesmo não sendo preciso dizer-te nada, tu já entendeste tudo... E por isso não me perguntas!
É bom. É muito bom... Poder correr com a "emoção", telefonar ao "instinto", e à "razão", jantar com o "conforto", estar horas com a "cumplicidade". É importante reunir os suportes básicos de vida, porque às vezes achamos que "perdemos", mas “assim”, e como que por magia, está lá tudo!
E sim – como alguém escrevia num dos “sítios” aqui perto -,é "...uma declaração de amor ... Sem pudor. Como as que merecem as pessoas que são para a vida..."!
É isto... É isto mesmo!! E hoje, nestes 15 dias em que preparamos o PROJECTO... e a 4 dias de tudo acontecer, é assim que gostava que fosse o EMPREENDIMENTO!
Porque o que era mesmo bom de deixar, era a certeza de conseguir fazer entender que grande parte do que prezo hoje, saiu dali... Da nossa sala... Do nosso ABRIGO!
É mesmo aquilo que deve ser... O ABRIGO!
O Cenáculo é um Fórum Nacional de Caminheiros e Companheiros onde se pretende criar um espaço informal de debate para os jovens adultos da IVª Secção sobre temas com interesse para o desenvolvimento de um melhor e mais actual Caminheirismo e Companheirismo.
A periodicidade dos encontros do Cenáculo é, no mínimo, de 3 encontros por ano, sendo os dois primeiros – Cenáculo – e o terceiro – Cenáculo Aberto. Neste último, os representantes das Regiões/Núcleos que participaram nos dois primeiros encontros fazem-se acompanhar com os representantes que ficarão para o ciclo seguinte, primando, desta forma, pela renovação da Equipa de Projecto (responsável pela dinamização do Cenáculo) e participantes.
Inicia-se este fim-de-semana (7, 8 e 9 de Novembro) na região do Algarve o 7º ciclo com a realização do 1º encontro. Tendo sido 2008 escolhido, pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da UE, como Ano Europeu do Diálogo Intercultural, o lema escolhido para este ciclo foi "Juntos na Diversidade".
E éna diversidade dos Caminheiros que o clã II da Damaia também vai viver este primeiro encontro através da participação da Sofia Dias em representação do nosso Núcleo!
Mais informação sobre esta actividade em www.cenaculo.cne-escutismo.pt
Rita, Zita, Negrão, Nós... e o Zé!
Não parava de ver o filme. E volta não volta, lá ia eu, ligar o velhinho VHS e meter a cassete do nosso acampamento em Bragança ... ainda com o sabor da Costa Alentejana!
Gostava que um dia o voltassem a ver.
Gostava que um dia pudessem imaginar o que foi aquele acampamento... melhor... como foi aquela Caminhada, que culminou com aquele acampamento!
Gostava que um dia pudessem, tal como eu, viver um espírito 100% de puro Clã... com mística, com sistema de progresso, com caminhada, com Homem Novo.... Com tudo!
Gostava que sentissem os olhos a brilhar no final de cada palavra, de cada momento, gostava que bebessem da água tratada dum filtro feito de meias.
Gostava que sentissem o sabor de um javali preparado na aldeia, de um cordeiro temperado só para nós. Gostava que na hora de decidir se Guadramil é para a esquerda ou para a direita estivéssemos lá todos, gostava que vissem como é fácil passar fronteiras... que com 2 passos estivessem em Espanha, e com outros 2 voltassem a Portugal.
Gostava que dessem valor a um mergulho no tanque, ao fim de 40 kms de caminhada, que acordassem às 5 da manhã para se despedirem de um dos nossos.
Gostava de rever um Clã à séria. Que pensou, que escreveu, que Criou!
De um Dirigente que se agarrava a uma Mochila com a mesma facilidade de quem nos transmitia uma confiança cega... de alguém que não acreditando, respeitava, de quem tendo opinião diferente, sabia falar de acordo com as “regras”... Sim de acordo com as “regras”!
De alguém que, com naturalidade, nos “ensinou” o verdadeiro sentido da vara bifurcada, nos explicou da importância de viver a Bíblia à nossa maneira.