segunda-feira, novembro 3

CAMINHANDO


O ambiente estava de “cortar”. Vindos de um Eurofolk 93, ainda a fervilhar, com um Clã "sem Clã".

Entramos com o receio de quem passa de Secção (ou seja... eu não quero passar)... Saímos duma IIIª que ameaçava fechar fim-de-semana sim, fim-de-semana sim!

Rita, Zita, Negrão, Nós... e o Zé!

Não parava de ver o filme. E volta não volta, lá ia eu, ligar o velhinho VHS e meter a cassete do nosso acampamento em Bragança ... ainda com o sabor da Costa Alentejana!

Gostava que um dia o voltassem a ver.

Gostava que um dia pudessem imaginar o que foi aquele acampamento... melhor... como foi aquela Caminhada, que culminou com aquele acampamento!

Gostava que um dia pudessem, tal como eu, viver um espírito 100% de puro Clã... com mística, com sistema de progresso, com caminhada, com Homem Novo.... Com tudo!

Gostava que sentissem os olhos a brilhar no final de cada palavra, de cada momento, gostava que bebessem da água tratada dum filtro feito de meias.

Gostava que sentissem o sabor de um javali preparado na aldeia, de um cordeiro temperado só para nós. Gostava que na hora de decidir se Guadramil é para a esquerda ou para a direita estivéssemos lá todos, gostava que vissem como é fácil passar fronteiras... que com 2 passos estivessem em Espanha, e com outros 2 voltassem a Portugal.

Gostava que dessem valor a um mergulho no tanque, ao fim de 40 kms de caminhada, que acordassem às 5 da manhã para se despedirem de um dos nossos.

Gostava de rever um Clã à séria. Que pensou, que escreveu, que Criou!

De um Dirigente que se agarrava a uma Mochila com a mesma facilidade de quem nos transmitia uma confiança cega... de alguém que não acreditando, respeitava, de quem tendo opinião diferente, sabia falar de acordo com as “regras”... Sim de acordo com as “regras”!

De alguém que, com naturalidade, nos “ensinou” o verdadeiro sentido da vara bifurcada, nos explicou da importância de viver a Bíblia à nossa maneira.

Eu estou a ver este filme. Eu juro que estou a ver este filme… e gosto! Hoje, sinto que não é preciso pôr a cassete, clicar no “PLAY”!

2 comentários:

so manel disse...

pois é...e apesar de tudo esse é o filme que "esses" á sua maneira continuam a viver, apesar dos altos e baixos que a vida lhes"proporciona", sem grandes diferenças e nos seus mundos actuais.
abraço
tb recordo com saudade aqueles momnentos, em que a 2ª Foi para 1 lado e as outras secções rumaram para outros, mas em que os caminhos se intersectavam e culminavam num espaço comum!

Anónimo disse...

Não na mesma geração, até porque o Vice é MUITO mais velho que eu, (hehe) mas o Clã foi sem duvida uma grande marca na minha vida escutista. De uma forma bastnte diferente mas ficou marcada!
Tenho a certeza que o actual clã II vai fazer história no nossa agrupamento......
Boa Caça e, claro, saudades......