terça-feira, julho 4

255 - MENDES...

É a 5ª secção da Damaia... eu acho! É a sede que "nunca" tivemos, é o “gajo” não escuteiro, que mais ouve falar de nós.

Sabe sempre o que fazemos, para onde vamos, quando vamos, quando é a volta. Cada actividade começa ali, muitas vezes “faz-se” ali... cada actividade acaba ali.

É o nosso auditório.

O Mendes é o Sr. Mendes. Homem alto, óculo bem redondo, bigode à taberneiro, sempre barba por fazer. A bela da camisa a esconder a camisola branca d’alças, palito sempre ao canto da boca, recebe-nos sempre com um “boa tarde, pessoal”!

O Mendes tem acompanhado os 40 anos da Damaia. Tem-nos visto crescer, apresentamos-lhe quem entra, diz “até já” a quem sai...!

E sim, desde o mais pequeno Lobito até ao mais velho dos dirigentes, não há ninguém que não conheça o Mendes do Sr. Mendes.

Não há ninguém que lá não vá em busca do lanche, atrás duma mesa de reunião, matar a sede com uma mini, preparar as ementas do acampamento, planear o raíde da próxima semana... e até organizar despedidas de solteiro de alguns dos nossos, que já andam de anel no dedo. ah pois é!

O Sr. Mendes tb tem crescido connosco!

Lembro-me dos filhos dele na escola, a quem hoje, aliás, nunca dispenso um “então, tudo bem”... mais entusiasta, claro está, à filha, já hoje mãe, a qual lhe é dedicada a placa no balcão do fundo (provavelmente a única remodelação que o Sr. Mendes fez no Mendes), e que dispensa apresentações: “por favor, evite fumar nesta área do balcão"

Local de não fumadores?? Claro que não... é que o neto anda por perto e é pequenino.

O Sr. Mendes é o nº 1 do calendário... aliás, quando os temos, é uma correria, porque ali é garantia de calendário vendido.

E Ele guarda-os e pendura-os religiosamente no Mendes. Outro dia, actualizei-lhe o calendário de 2006... ia em Fevereiro. Mas não interessa. O que importa é que toda aquela parede é nossa, calendário de 2001, calendário de 2002, calendário de 2003... e os que já não têem espaço para se ver, estão por trás... Mas estão lá todos.

É giro, às vezes encontro do nosso pessoal que já não anda no 255, e o que lhes digo é “ao menos aparece para fazer uma visita ao pessoal e para pagar uma mini no Mendes...”.

O Mendes e o Sr. Mendes são efectivamente parte da História do nosso Agrupamento.

Um pouco como o Pigalle para a “Mesa” ali ao lado, um pouco como o café do bairro, para cada um de nós... um pouco como os amigos de infância...!

Como alguém me dizia, a fazermos uma Comissão de Honra, o Mendes teria obrigatoriamente que lá estar... com direito a placa bem brilhante.

Por todos os que por lá passaram, por todos os que lá passam, pelas conversas, pelas reuniões sem nada consumir, pelas minis, pelos cafés, pelos moscateis, pelos bolos de feijão de há 2 dias atrás, pelos caracóis, pelos putos, pelas actividades... por tudo, por nada...

Sr. Mendes... só lhe falta mesmo o lenço e ir acampar connosco, porque às reuniões você nunca falta.

Sendo que, não me esquecerei do que me pediu para aqui publicar:

“Meus amigos e amigas. Hoje há caracol e as minis já estão na arca. Tem-se por aqui andado a falar, nestas mesas que já foram “vossas”, qualquer coisa sobre 40 anos que vão fazer.

E eu, como sempre, oiço e sorriu.

Tenho por aqui ouvido alguns nomes que reconheço... já cá não andam, mas os nomes não enganam. Ainda vou vendo o Kiko, o Núnú. Ainda vou falando com um e com outro que, de tempos a tempos, me vêem cumprimentar e pedir um café queimado... sim, eu sei que é queimado, mas já é marca da casa.

Eu sei que as janelas pintadas de azul onde se lê “255” são vocês... sim, eu sei. Mas gostava de vos ir vendo mais vezes: Ao Cabras, ao Pedro Nuno, à Cristina, ao Altinho, ao Carlos, ao Zé Tó, ao Agostinho, à Carmo, ao Fred, ao Mouta, à chefe Natividade, à Susana Frazão, ao Jazz, ao Dias, à Patricia Santos, à Guida, ao Miguel, ao Cigarros, à Rita, à Zita, ao Negrão, ao Bernardo, ao Tiago, à Susana, à Rita, à Inês, ao Durão, ao Zé Manel, ao Desgraça, ao Paulão... ufff... a todos!

Não me apareçam é todos ao mesmo tempo, porque a arca é pequena e eu só faço uma panela de caracóis...! Além do mais a minha equipa continua a mesma, hoje e sempre: eu, a minha esposa e os meus filhos.

Até já e parabéns”!

OBRIGADO Sr. Mendes… e parabéns também para si… o seu Agrupamento faz anos… 40!

7 comentários:

PedroNuno disse...

Vice, bem esgalhado! Um agruoamento faz-se disto mesmo: dos que la's estao dentro, e de todos os que o rodeiam. Que tal um outro post sobre as Doroteias (no seguimento da nossa conversa de hoje?)

Falcao Exigente disse...

Haveremos com certeza de lhe saber render a homenagem que merece. Vão pensando nisso...

Vice... disse...

Sô Mendes,

este post foi muito dedicado aos que, como tu, dizem "hoje não", mas estão sempre presentes... muito honestamente, tou a contar contigo p muitas minis e conversas no Mendes, servidas pelo Sr. Mendes... a falar de nós, da vida... do 255... do 29!!

PS - Sr. Mendes, este sab às 9.30... temos CA...!

Pedro,

Como sempre, nunca te disse não a um desafio... próximos posts sobre as dororeias, com promessa que nos diaporamas tás lá de corpo e alma... ok??? Qto a uma visita... vou transmitir... mas sabes que sou um fácil!

Mal_me_quer... Confirmo.

Sou puto muitas vezes... mas se vieres ao mendes do Sr. Mendes, tb te sentes criança... palavra de escuteiro! Fico a aguardar!

Falcão,

Homenagem...? é sempre que lá entramos... para ele e para nós... é lindo, é puro... como se quer!

so manel disse...

e tem 1 wc que é qualquer coisa de extraordinário e que ainda hoje ostenta a mesma placa: "avariado"
Faz lembrar a porta do frágil aqui há uns anos em que a gaja da abraço ainda tinha arcaboiço para dar uns "abraços" inesqueciveis a quem lhe fizesse frente á porta-era a p(u)orteira-que dizia sempre a mesma m###da:
"só para clientes habituais!"

Vice... disse...

Cara Mal_me_quer,

Estás convidada. Não sei se és escuteira, mas se não fores e não tiveres paciência de Mendes para ouvires falar de Escuteiros, espero ao menos que gostes de caracóis... senão não sei se te vais safar!

Ainda assim, tenho que ter cuidado com este tipo de convites... é que sabes, tenho namorada...:)))!!

Égua,

Sim... amanhã no Mendes, para uns quantos "ao acampamento e para que não chova..."!

Sô Manel,

Já nem me lembrava da casa de banho avariada eheheh!!! Mas o recipiente que leva o gel p lavar as mãos, tb já está vazio há uns bons 10 anos...:)!

Chatterbox disse...

Não deixem de ler um post que o somanel escreveu na mesa... sobre o mendes, claro!
vice, parabens.

Leão da Lezíria disse...

No Mendes, sempre bebi cerveja pela garrafa e é o unico sítio onde peço a bica em chávena escaldada...