quarta-feira, julho 5

A Estreia…



Hoje é a minha estreia oficial no nosso blogue…

Nada melhor do que recordar a minha estreia no nosso Agrupamento…

Lembro-me perfeitamente do primeiro dia em que entrei na sede. Estávamos em Dezembro de 1988. Era uma típica reunião de Dezembro do Grupo Juniores. Uns tiravam provas, enquanto outros iam chegando a conta gotas com o lucro da venda dos calendários. Confesso que estava um pouco atordoado…

Os chefes indicaram-me logo a minha patrulha, tinha-me calhado em sorte a Águia. Ainda me lembro de todos os seus membros: O Bernardo (o Guia), o Nuno (o Sub-Guia), o Rui Pires, o Pedro Costa, a Ana Queixinhas, a Edna e o Luís (que também tinha entrado no agrupamento por esses dias e era vulgarmente conhecido pelo Cismo). É curioso que me lembre tão bem de todos estes elementos da Águia e já me tenha esquecido da constituição de algumas das minhas equipas nos seniores, Pioneiros e Caminheiros. Deve ser por ter sido a primeira…. E a primeira é sempre inesquecível!

Inesquecível é também a Equipa de Animação desse grupo: Cristina (olho para a parede do escritório e a assinatura no diploma de promessa não deixa dúvida, era a Ch. de Unidade), o Pedro Nuno – o Adjunto, o Núnú (também conhecido por Nónó), o Carlos G. (imaginem que ainda usava lenço vermelho) e a Carmo (a cor do lenço também era vermelho). Acreditem que todos eles têm responsabilidades (para o bem ou para o mal) naquilo que eu sou hoje…

Voltando à minha Patrulha. Logo nesse dia o meu guia chamou-me à parte para me transmitir as primeiras informações. Fiquei logo a saber que daqui a uns meses, se tirasse as provas todas, poderia fazer a minha investidura. Mas para isso teria que comprar o Livro da 3ª Classe (que ainda hoje guardo religiosamente), manual que continha toda a informação necessária para levar a bom porto esta tarefa. Além deste manual poderia já comprar parte da farda e das insígnias, e para isso teria que me dirigir ao Depósito de Material e Fardamento na velinha Rua da Fé…

Outra pessoa que desde esse dia passou a ser merecedora da minha admiração e do meu respeito, até porque era a única pessoa que ouvia ser tratada por CHEFE (confesso que no primeiro dia me soava um pouco estranho), foi, como não poderia deixar de ser, o Chefe Brito - O Chefe de Agrupamento. Obrigado Ch. Brito!!!

Foi um dia mágico. Daqueles que nos embalam o sono na noite seguinte….

Já lá vão 18 anos… e durante o próximo ano iremos comemorar o 40º aniversário. O Agrupamento é de todos os que por lá passaram desde 1967, por isso também a FESTA será de todos. Na qualidade de Ch. de Agrupamento agradeço a TODOS estes 40 anos de história e convido-vos a serem participantes activos durante este ano. E o início pode ser já aqui, no nosso blogue…


PS: Esta é foto foi-me enviada pelo Rui Negrão e é mais ilustrativa que eu tenho desses tempos. Deve ser de 1986/87.

1 comentário:

Anónimo disse...

Por acaso é de uma promessa de lobitos em 1984 e eu estava lá.