



Já vai tarde este artigo, mas como refiro no título mais vale tarde do que nunca.
Infelizmente começámos este ano escutista desfalcados de dois animadores com história no nosso agrupamento. Por vários motivos o Marcos e a Patricia tiveram que interromper o seu percurso escutista no 255. No entanto não me pareceria justo não fazermos um reconhecimento público da passagem de ambos pelo agrupamento.
Patricia
Entrou para o agrupamento para os Exploradores. Fez o seu percurso normal passando pelos Pioneiros e Caminheiros (Com uma passagem curta). Quando passou para as equipas de animação começou como instrutora na II secção chegando Ch. de unidade. Por lá se manteve durante 6 anos. No ano passado resolveu abraçar uma nova experiencia e mudou-se para a III secção. No Agrupamento exerceu também o cargo de Tesoureira
Por todas as secções e cargos por onde passou exerceu o seu cargo com grande empenho, alegria e disponibilidade, e é sem dúvida uma referência para todos os miudos que tiveram o privilegio de a ter como dirigente e para todos os dirigentes que tiveram a felicidade de trabalhar com ela.
Marcos
Chegou ao Agrupamento pela mão do Agostinho (antigo dirigente). Era já um homem feito e apesar de ainda vir de lenço vermelho ao pescoço já tinha experiência de trabalho em equipas de animação. O Marcos veio do Agrupamento de Oeiras. Foi trabalhar para a equipa de animação da II, fez promessa de dirigente entre nós e chegou a ch. de unidade. Passado alguns anos afastou-se para exercer funções na Junta de Núcleo. Regressou hà 2 anos, esteve mais um ano na II e passou o último ano comigo na IV.
Dono de um vasto conhecimento de técnica escutista, exigente consigo e com os outros, ajudou muitos dos nossos miudos a tornarem-se melhores escuteiros e melhores pessoas.
Mudou-se para o agrupamento do Estoril, onde vai integrar a equipa de animação da I secção. Será concerteza uma mais valia para este agrupamento.
Boa caça meu amigo!
Desejo a ambos toda a sorte do mundo. Esta é a vossa casa e a porta estará sempre aberta! Aguardamos as vossas visitas.
É... como Ela escreve a determinada altura, ninguém a vai "condecorar", porque estes pequenos grandes gestos não estão no protocolo, não fazem parte de diploma. Estes pequenos passos não dão direito a distinção com publicação em Diário da República, nunca têm as televisões em directo, a passar em todos os telejornais.
Mas sabes Dia... Se calhar é mesmo assim que deve ser! Porque o "PARE-ESCUTE-e-OLHE", não se aplica só ao verde do semáforo, não deve ser apenas lido, quando o comboio passa sem lhe apetecer parar.
É... Eu acho que é assim mesmo que deve ser. Porque arrancar um sorriso genuíno não anda fácil... E afinal parece tudo tão simples?
Há gestos que parece que "pesam", mas não deviam, não achas? Gostava que o teu "grito" pudesse, também aqui, abrir consciências, fazer pensar um pouco sobre a forma como Olhamos... Como nos olhamos?
É que sabes, diz que NÓS, aqui, “fazemos caminho, caminhando”! E gostava que o teu MOMENTO fizesse parte deste nosso Caminho.
Porque à distância de um "click", apanhamos a descida da montanha russa... Aquela descida... Porque como dizes (permite-me a ousadia de te citar) "isto acontece-me vezes demais, já me aconteceu vezes de mais, tantas, tantas vezes"!
O Escuta é útil e pratica diariamente uma boa acção.
O Escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros Escutas.
O Escuta é delicado e respeitador.
O Escuta protege as plantas e os animais.
O Escuta é obediente.
O Escuta tem sempre boa disposição de espírito.
O Escuta é sóbrio, económico e respeitador do bem alheio.
O Escuta é puro nos pensamentos, nas palavras e nas acções.