segunda-feira, julho 3

Historial de Grandes Acampamentos

Os Grandes Acampamentos são aqueles que nos dão maior gozo. São os que nos dão muito trabalham e por isso mesmo nos sentimos recompensados quando correm bem. São também onde fazemos novos amigos e reforçamos laços de amizade. Fazem-nos esquecer o mundo à nossa volta (às vezes nem sabemos bem em que dia estamos...) e permitem-nos reencontrar com a Natureza e com Deus.

Eu estive em alguns. E tu ?? Ajuda-nos a construir o historial dos Grandes Acampamentos em que a Damaia participou.

Ano

Âmbito

Nome do Acampamento

Local do Acampamento

1981Regional17º ACAREGAlenquer
1983???ObiSeniorÓbidos
1983Nacional16º ACANACSesimbra
1985Regional18º ACAREGAzambuja
1987Nacional17º ACANACBagunte
1995AgrupamentoACAGRURio Manzanas
1989InternacionalEurofolk'89Itália
1995AgrupamentoACAGRURio Manzanas
1992Nacional18º ACANACPraia do Palheirão
1993InternacionalEurofolk'93Austria
1995Internacional18º Jamboree MundialHolanda
1996RegionalXX ACAREG LisboaAzambuja
1998AgrupamentoACAGRUAçores
2000RegionalXXI ACAREG LisboaValado de Frades
2002AgrupamentoPontes para o FuturoFrança, Mende
2003InternacionalRoverway 2003Lagoa da Ervideira
2004RegionalXXII ACAREG LisboaPeniche
2005AgrupamentoKanderstegSuiça, KISC
2006AgrupamentoDeuses do OlimpoLinhó
2007
Nacional
XXI ACANAC
Idanha-a-Nova
2007
Internacional
Jamboree Mundial
Inglaterra
2008
Agrupamento
Ordino
Andorra
2011
Internacional
Jamboree MundialSuécia

14 comentários:

Falcao Exigente disse...

Não estou esquecido do KISC. Só não estive lá e os Deuses do Olimpo já têm a data corrigida.

Musarenho Incansável disse...

Temos ainda o Eurofolk de 2003 na Austria e O ACANAC 2002 na Praia do Palheirão. Penso que também houve gente do Agrupamento em 1985 em Bagunte (Mas ainda não é do meu tempo). Jamboree da Holanda e Rio Manzanas foram ambos em 1995.

Falcao Exigente disse...

Eurofolk de 2003 ????? Não será 1993 ??

PedroNuno disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
PedroNuno disse...

Pronto acrescentem aii mais uns marcos historiocso que me recordo:

AcaReg 1981, Abrigada, Alenquer.
ObiSenior 1982. O primeiro acampamento da 3a seccao) em Obidos.
83 esta coberto, foi Sesimbra.
1985, tivemos AcaReg, nas Virtudes, Azambuja. O tema dos exploradores foi o Asterix.
Lembro-me do Nobre nos caminheiros a refilar que nao sabiamos montar tendas, quando o desporto era soltar as espias das tendas dos outros...
Em 1987, Bagunte, um fantastico Acanac onde umas largas dezenas (dezenas para nao lancar o panico...) de caminheiros ficaram isolados, (sem tendas claro, que aventura e' aventura), no meio de um temporal, espalhados pela Serra do Gerez. Acho que ate' helicopteros queriam enviar 'a nossa procura. Eu ca' sei que me diverti! E quem la' esteve lembra-se concerteza: foi o primeiro acampamento da bolacha!!!
1989 (ou 90?), AcaReg na Nazare. Se bem me recordo o tema era os Indios: As nossas patrulhas de Expoloradores portaram-se 'a altura! Foi o primeiro acampamento com servico externo de catering. Tambem ficou conhecido pelo acampamento do arroz (dois hinos em dois acampamentos seguidos: o hino da bolacha, e o hino do arroz)

acm disse...

Lusitania/90 - Acampamento internacional, organizado pelo nosso agrupamento, conseqência da n/paricipação no Eurofolk
. em Itália.Começou em Lisboa, acampou-se em S.Jacinto e depois seguiu-se para o Norte.
Só mais um apontamento - o Obisénior/82 foi um acampamento organizado pela região de Lisboa, portanto o 1º ACAREG Sénior da Região. Não se voltou a repetir...

Saryta disse...

Falta o distintivo de KISC, a ainda por cima á bem bonito :)

Saryta disse...

Não sei se é considerado de agrupamento, mas o clã esteve no Rover de 2006 Itália, bem como nos Açores (subida ao ponto mais alto de portugal Pico)Mas sendo só o clã..

Anónimo disse...

Toca de botar aqui o ACANAC e o Jambo de 2007...

Anónimo disse...

Andorra 2008 ? :D

António Freitas disse...

Boas . Eu também participei no Eurofolk 93 Austria, no Jamboree Mundial 95 Holanda , assim como nos Nacionais de Bagunte e Palheirão . Os melhores momentos da minha vida passei nestes acampamentos , sem dúvida. Sou escuteiro desde 1979 no Agrupamento nº 1 da Sé de Braga, embora não esteja no activo desde 2007 por razões pessoais ,tenho uma forte ligação ao meu agrupamento. Visitem o meu site:
http://sites.google.com/site/velhasguardasdoagrup1/
Uma forte canhota a todos e boa caça.

António Freitas

Anónimo disse...

Olá!

Acabo de voltar ao CNE (há 1 ano mais ou menos, mas à minha escala de idade foi mesmo agora)e queria partilhar o que me lembro.
Agora faço parte do 1324 da Sé de Faro, mas os meus grandes momentos escutas foram no 255 da Damaia.
Lembro-me de muitos acampamentos antes de 1980, mas essencialmente eram no terreno do Chefe José Carlos na Açafora, ao pé de Sintra. Depois, quando o Chefe José Carlos teve que sair e ficou o Jorge Valadares, o José Augusto, o Nunu, Teresa e eu e a a pegar nos cordões do Agrupamento até vir o Chefe Brito, começamos a fazer uma utilização sistemática da Quinta da Fonteireira, em Belas. A equipa dos séniores (uma estranha secção com lenços azuis acabados de aparecer entre os verdes e vermelhos) era fantástica e impediu o agrupamento de fechar. Alguns elementos como o ZéTó e o Nunu continuaram muito depois de eu sair e o Nunu parece estar de pedra e cal, tanto quanto sei.
Durante esse tempo houve o AcaReg em 1981, na Abrigada, Alenquer, em que esteve uma equipa sénior com o Pedro Nuno, a Teresa, o Carlos, os Irmão Carlos e Paulo, o Nunu e eu e o José Augusto (o saudoso "Alemão").
No ObiSénior,que decorreu em 1982 também tivemos uma grande comitiva que teve o grande sucesso do Fogo de Conselho com o tema "José aperta o lenço", este foi, de facto, o primeiro acampamento da 3a seccao (na altura designados séniores) em Obidos. Estiveram quase todos os que tinham estado em Alenquer.
Penso que a partir de Sesimbra está tudo correcto, embora eu só tenha estado até 1987 e já não fui a Bagunte.
Uma forte canhota

Alexandre Costa
Mocho Sagaz

Anónimo disse...

Recordo ainda umas expedições até à Serra da Arrábida em que fizemos jantares de cozinha selvagem num terreno que tinha uma reentrância escavada na terra, próximo de Azeitão, e onde acampámos a primeira noite depois de uma raid desde Cacilhas e antes de no dia seguinte atravessarmos a Serra da Arrábida pela "terra de ninguém".
Para quem se lembre, o local onde acampámos ainda está na mesma.

Alexandre Costa
Mocho Sagaz

Unknown disse...

Boa tarde Alexandre,te escrevo porque vi que estiveste no Acareg, no Alenquer,em 1981. Eu também estive lá,com um grupo de escoteiroa espanhois. Naquele ano tinha 13 anos e fiz muita amizade com muita gente, especialmente com um rapaz chamado Miguel Moura, mas por mudar de direçao perdemos o contacto faz anos e estou á procura de alguém que o conheça. Poderias ajudarme? Seja como for, muito obrigada.